EM CANOAS | Projeto leva música para pacientes internados em hospital

A música quebrou a rotina e levou emoção e alegria para os pacientes dos hospitais de Canoas, na manhã deste sábado (07), em uma edição especial de Dia das Mães do projeto “Canoas Mais Amor”.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Projetos, em parceria com o grupo Presença de Palco da Escola de Violão Charles Daniel, de Estância Velha.

Foi a segunda edição desta ação que tem como objetivo levar, todos os meses, os benefícios da musicoterapia para quem está em tratamento médico, seja no Hospital Nossa Senhora das Graças, o Gracinha, ou no Hospital Universitário.

Quem pôde comprovar a força que a música tem nas pessoas foi Rosangela Viegas Maraschin, moradora do Parque Universitário, que está cuidando de sua mãe, Alma Viegas, de 94 anos, no Gracinha. “Minha mãe não estava disposta a tomar o café da manhã, mas, depois deste momento musical que teve aqui, ela aceitou comer. Agora está aí, feliz e sorrindo”, disse. “É um projeto que deve ser continuado, pois faz com que as pessoas se sintam valorizadas e acolhidas. Amei!”, destaca Rosangela.

A emoção ficou visível no olhar e na felicidade de vários pacientes e familiares dos hospitais. Nos quartos onde o grupo Presença de Palco entrava a expressão dos presentes mudava de séria para alegre. Alguns que estavam deitados levantaram para gravar a cena com seus celulares ou apenas cantar junto com os músicos. “Começar o dia assim não tem preço. Que maravilha”, comentou Roberto Farias, de 55 anos, paciente do Gracinha.

Conforme a secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto, o objetivo é este mesmo: proporcionar mais alegria e esperança para os enfermos. “Na véspera de uma data tão especial e importante como o Dia das Mães, não poderíamos deixar de celebrar. Vamos oferecer um abraço por meio da música, levando amor, saúde, gratidão e esperança de dias melhores”, destacou.

O projeto conta com a parceria das secretarias da Saúde, da Educação e é realizado com o apoio das empresas JJ Serviços Médicos, Padaria e Confeitaria Gonzatti e Presença de Palco – Escola de Violão Charles Daniel. Todos os protocolos de segurança e sanitários são cumpridos.

BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA:
– Estimula o aprendizado e ativa a memória;
– Alivia dores de cabeça e dores crônicas, como as do câncer;
– Libera dopamina, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar;
– Reduz a ansiedade e a angústia;
– Auxilia no controle de sintomas de doenças mentais e neurológicas;
– Baixa a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

FONTE: Escritório de Comunicação – PMC

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!