CANOAS | Sexta tem mutirão para ajudar imigrantes a acessarem serviços e colocarem os documentos em dia

Foram 70 atendimentos na última edição.

A Universidade La Salle, juntamente com a Prefeitura Municipal de Canoas, a Coordenadoria da Igualdade Racial e Imigracão, a Defensoria Pública da União e Centro Socioeducacional Madre Assunta, realiza a segunda edição do “Mutirão Universidade La Salle” inclui apoio aos imigrantes. Será no dia 13 de maio, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, no campus da Instituição, na Rua XV de Janeiro, 435, Centro de Canoas.

O objetivo é auxiliar os imigrantes em situação de vulnerabilidade a acessarem os seguintes serviços:

  • Documentação Polícia Federal;
  • Atendimento Jurídico BPC, LOAS;
  • Encaminhamentos Psicológicos;
  • Auxílio Elaboração Currículos;
  • Aconselhamento Nutricional;
  • Saúde Coletiva;
  • Recreação Infantil;

Participam alunos dos cursos de Graduação em Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Pedagogia, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia e Educação Física.

A ação faz parte do Projeto Unilasalle Inclui: Apoio aos Imigrantes, que é desenvolvido pela Instituição desde 2017. No último mutirão, que ocorreu em dezembro, foram realizados 70 atendimentos, entre eles mais 30 processos de documentação via site da Polícia Federal, processo que envolve o preenchimento de 15 documentações e leva em torno de 40 minutos para ser concluído.

Na ocasião, a imigrante venezuelana, Yuxelin Atencio, que vive há dois anos em Canoas, buscou apoio para colocar a documentação em dia. “Vim para regularizar meus documentos e para facilitar a documentação do meu filho, que é gaúcho e vai fazer a primeira carteira de identidade. Muita gratidão com vocês e com todo mundo que ajudou a gente a chegar aqui”, expressou Yuxelin na época.

Sobre o Universidade La Salle Inclui

O projeto é uma iniciativa aprovada pela Extensão Comunitária da instituição e coordenada pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade em cooperação com o Centro Batista de Referência em Ação Social. A iniciativa integra aulas de português para estrangeiros de forma gratuita, suporte de atendimento jurídico e psicológico. O Universidade La Salle Inclui integra os projetos da Universidade do Sentido/Scholas Occurentes, projeto idealizado pelo Papa Francisco.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!