EM CANOAS | De olho na gasolina, Procon fiscaliza postos de combustĂ­veis

Nesta terça-feira (10), o Procon Canoas, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança PĂșblica e Defesa Civil, realizou mais uma operação conjunta para fiscalizar postos de combustĂ­veis do municĂ­pio. AlĂ©m do ĂłrgĂŁo municipal de defesa do consumidor, tambĂ©m participaram a AgĂȘncia Nacional de PetrĂłleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂ­veis (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O objetivo da operação foi verificar a qualidade do combustível adquirido nos postos revendedores e se a quantidade solicitada confere com a fornecida, ou seja, se o consumidor estå levando o que paga. Dos quatro postos fiscalizados, dois deles apresentaram erro de medição de combustível. No Bairro Marechal Rondon, uma bomba de gasolina aditivada e no Bairro Rio Branco, duas bomba de gasolina comum. Imediatamente, o Inmetro lacrou esses bicos e notificou os estabelecimentos, que vão responder um processo administrativo. Jå o Procon aplicou os autos de infração.

A fiscalização avalia itens como o lacre das bombas, mangueira, painel e bico, que ajudam a garantir a segurança dos equipamentos. As açÔes de fiscalização foram planejadas atravĂ©s de denĂșncia dos consumidores, com foco nas regiĂ”es e agentes econĂŽmicos com indĂ­cios de irregularidades. “Os estabelecimentos autuados estĂŁo sujeitos a multas e as sançÔes sĂŁo aplicadas somente apĂłs processo administrativo, durante o qual o fornecedor tem direito de defesa, conforme definido em lei”, explica a Diretora do Procon, TaĂ­s Marques.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!