Foto: Guilherme Pereira

O mês de maio é marcado pela campanha mundial que busca conscientizar as pessoas para a importância do respeito no trânsito para evitar o alto índice de mortes e feridos. Com esse desafio, a Secretaria de Transportes e Mobilidade de Canoas realiza diferentes ações ao longo deste mês. Nesta semana, acontece a pintura de laços amarelos para sensibilizar condutores, pedestres e ciclistas para pontos de vias públicas onde já ocorreram acidentes.

A cor amarela representa atenção, alerta e advertência a motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres e têm no laço a marca que define o movimento mundial. Nos próximos dias, com o tempo seco, o trabalho deve ser finalizado e completará a pintura de 22 laços. Ruas e avenidas nos bairros Guajuviras, Rio Branco, Niterói, Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Marechal Rondon estão contando com a intervenção simbólica.

Além da pintura de laços, dicas para a prevenção de acidentes são entregues pela equipe da Diretoria de Trânsito, em parceria com a ação da Ronda Escolar, da Guarda Municipal, em diferentes Blitz Educativas. Essas operações estão acontecendo em frente das escolas municipais.

Conforme o diretor de Trânsito, Gilson Azevedo, a conscientização do Maio Amarelo é fundamental. “A gente observa muita imprudência dos condutores e pedestres. Excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e alcoolemia fazem parte dos problemas que ocasionam acidentes no trânsito”, salienta o diretor.

Saiba mais
Com o slogan nacional Juntos Salvamos Vidas, a Prefeitura de Canoas realizou o lançamento do Maio Amarelo durante o Seminário Trânsito Seguro, no último dia 29 de abril, na UniRitter.

FONTE: Escritório de Comunicação PMC