Defesa Civil diz que ciclone pode ter ventos de até 110km/h

Temperaturas vĂŁo despencar nas prĂłximas horas

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para um ciclone extratropical que se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre a terça (17) e quarta-feira (18). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.

De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderĂĄ causar chuva nas maiorias das regiĂ”es gaĂșchas, podendo ser pontualmente forte entre a regiĂŁo Sul e a regiĂŁo Metropolitana. TambĂ©m nĂŁo se descarta a ocorrĂȘncia de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.

Na madrugada de quarta-feira (18), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendĂȘncia Ă© que o tempo estĂĄvel volte a atuar na quinta-feira (19). O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsĂŁo de temperaturas mĂ­nimas de 3° na Serra e 9° na regiĂŁo da Campanha.

O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus VinĂ­cius Gonçalves Oliveira, ressalta que “foram difundidas as informaçÔes aos agentes municipais de Defesa Civil, os quais devem dar primeira resposta para os eventos de emergĂȘncia e de calamidade”. O Estado atravĂ©s da Defesa Civil Estadual estĂĄ de prontidĂŁo para auxiliar nos casos necessĂĄrios com as estruturas de Estado.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!