Siga a Agência GBC no Instagram
Os pediatras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Hugo Simões Lagranha, no bairro Rio Branco, em Canoas, pediram demissão em massa. Eles entregaram uma carta na última quarta (8) para anunciar o movimento.
No documento, os profissionais explicam que a decisão foi toma após “a piora progressiva das condições de trabalho sem a devida segurança de retaguarda da Emergência Pediátrica do HU da ULBRA, ocasionando na chegada de pacientes em estado grave pela sala vermelha da UPA trazidos pelo SAMU, assim como transferências solicitadas pelo HPSC e Nova Santa Rita, uma vez que a Emergência Pediátrica no HU não funciona mais como deveria.”
Além disso, eles relatam precisavam lidar, diariamente, com a superlotação da sala de observação. Os médicos também citam que a UPA Rio Branco “não possui estrutura de complexidade maior, visto que trata-se de complexidade intermediária entre as unidades de saúde e as portas de urgências hospitalares, devendo ser os pacientes em estado grave encaminhados ao hospital, o que não está sendo disponibilizado no momento”.
Sem pediatras na emergência do HU
Os pediatras do Hospital Universitário (HU) também pediram demissão. Desde a última segunda-feira (6) a emergência pediátrica da instituição está fechada.
Questionada sobre os dois temas, a Prefeitura informou que a situação no HU pode ser normalizada a qualquer instante. Em nota, o Executivo Municipal também comentou as demissões na UPA. (leia abaixo)
“Em relação as possíveis demissões coletivas de pediatras da UPA Rio Branco, o Município de Canoas esclarece que não é o contratante direto de médicos e, sim, tem responsabilidade por empresas terceirizadas que administram os equipamentos de saúde, no caso específico deste, a Biogesp.
Ressalta que se houve tal movimento, foi na relação contratual entre os profissionais e a contratante, e não com o Município, que tem como papel fiscalizar e cobrar a empresa administradora para que os atendimentos médicos e demais serviços transcorram dentro da normalidade.
A Administração Municipal trabalha, ininterruptamente, para que a população canoense não fique desassistida e tomará as medidas cabíveis dentro do Termo de Colaboração firmado, entre a Prefeitura de Canoas e a empresa Biogesp.
Momentaneamente, os atendimentos pediátricos na UPA Rio Branco estão restritos. A orientação é de que, em casos de urgência e emergência, a população busque atendimento na UPA Boqueirão, localizada na Rua Boqueirão, 2901, bairro Guajuviras.”