EM CANOAS | Super-heróis doam sangue

Caracterizada como mulher-maravilha, Fabiana Ludwig Fontoura, 42 anos, fez parte do time de nove personagens voluntários que sensibilizou a população no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, no Hospital Universitário de Canoas (HU).

Das 8h até às 17h, o Banco de Sangue do complexo de saúde recebeu mais de 90 candidatos para a doação de sangue. Entre eles, alguns integrantes do Grupo Cosplay República dos Heróis, que foi convidado pela Comissão de Humanização da casa de saúde. Além disso, alguns voluntários, que não puderam comparecer hoje, já avisaram que farão a doação amanhã (15).

“Costumo doar com frequência pensando em salvar outras vidas. Em novembro do ano passado fiz uma doação no HU, foi super tranquilo, e hoje novamente”, conta a comerciante Fabiana, uma das fundadoras do República dos Heróis.

Assim como ela, a auxiliar de faturamento, Evelyn Nassif, 39 anos, caracterizada de Mavis, uma das protagonistas do filme Hotel Transilvânia, também fez a sua colaboração para o estoque de sangue do HU. “A gente já costuma fazer todo um trabalho voluntário através do grupo de cosplay. Sensibilizar a população para doar sangue no HU e também realizar a minha doação é mais um gesto deste trabalho social”, salienta Evelyn.

“Agradecemos a forte participação dos canoenses que compareceram para doar sangue. Nossos estoques estavam precisando deste reforço, uma vez que abastecemos além do HU, outros três hospitais da cidade: Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti, Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital da Aeronáutica”, frisa a enfermeira responsável pelo Núcleo de Hemoterapia do HU, Thainá Tatsch.

Localizado no segundo andar do complexo de saúde (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), o Banco de Sangue do Hospital Universitário funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, sem necessidade de agendamento. Para os doadores, o estacionamento – localizado entre os prédios do hospital e da faculdade de Odontologia da Ulbra – é gratuito. No primeiro sábado de cada mês é possível realizar a doação das 8h às 16 horas, com agendamento pelo telefone (51) 3478-8200.

Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– Levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– Idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– Pesar mais do que 50 kg;
– Não estar em jejum;
– Após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
– Não estar grávida ou amamentando;
– Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
– Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
– Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
– Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
– Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
– Não ter tido malária;
– Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;

FONTE: Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!