Siga a Agência GBC no Instagram
Uma criança de 4 anos morreu pelo vírus da raiva humana. O caso aconteceu em Minas Gerais e foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com a pasta, é o quarto caso confirmado da doença em 2022. Antes dela, um menino de cinco anos e dois adolescente de 12 também haviam morrido em decorrência da doença. Todos moravam na localidade de Bertópolis.
Como se proteger
Para evitar a contaminação, é preciso receber a vacina contra a raiva. O imunizante é aplicado em humanos e, também, nos animais domésticos.
Anualmente, o governo faz campanha de vacinação antirrábica. A aplicação das doses em cães e gatos evitam a infecção de animais domésticos e prováveis transmissões para humanos.
Sintomas
A doença pode não apresentar sintomas durante um intervalo de tempo. Segundo o Ministério da Saúde, é comum que o período de incubação em humanos alcance 45 dias. Mas o tempo pode mudar de acordo com diferentes fatores. Entre eles, a parte do corpo e a profundidade da mordida; e se a vítima for criança – quando a doença se desenvolve mais rapidamente.
O vírus provoca:
mal-estar geral;
pequeno aumento de temperatura;
perda de apetite;
dor de cabeça;
náuseas;
dor de garganta;
fraqueza;
irritabilidade;
inquietude;
sensação de angústia.
Os sinais podem permanecer de 2 a 10 dias após o período de incubação.
Em quadros mais graves, a pessoa pode desenvolver ansiedade, hiperexcitabilidade, febre, delírios, espasmos musculares involuntários e generalizados, além de convulsões. Nesses casos, a doença pode levar à morte em até uma semana.