Criança de 4 anos morre de raiva humana

É a quarta criança vítima do vírus

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

Uma criança de 4 anos morreu pelo vĂ­rus da raiva humana. O caso aconteceu em Minas Gerais e foi confirmado pela Secretaria Estadual de SaĂșde.

De acordo com a pasta, Ă© o quarto caso confirmado da doença em 2022. Antes dela, um menino de cinco anos e dois adolescente de 12 tambĂ©m haviam morrido em decorrĂȘncia da doença. Todos moravam na localidade de BertĂłpolis.

Como se proteger

Para evitar a contaminação, é preciso receber a vacina contra a raiva. O imunizante é aplicado em humanos e, também, nos animais domésticos.

Anualmente, o governo faz campanha de vacinação antirråbica. A aplicação das doses em cães e gatos evitam a infecção de animais domésticos e provåveis transmissÔes para humanos.

Sintomas

A doença pode nĂŁo apresentar sintomas durante um intervalo de tempo. Segundo o MinistĂ©rio da SaĂșde, Ă© comum que o perĂ­odo de incubação em humanos alcance 45 dias. Mas o tempo pode mudar de acordo com diferentes fatores. Entre eles, a parte do corpo e a profundidade da mordida; e se a vĂ­tima for criança – quando a doença se desenvolve mais rapidamente.

O vĂ­rus provoca:

mal-estar geral;

pequeno aumento de temperatura;

perda de apetite;

dor de cabeça;

nĂĄuseas;

dor de garganta;

fraqueza;

irritabilidade;

inquietude;

sensação de angĂșstia.

Os sinais podem permanecer de 2 a 10 dias após o período de incubação.

Em quadros mais graves, a pessoa pode desenvolver ansiedade, hiperexcitabilidade, febre, delírios, espasmos musculares involuntårios e generalizados, além de convulsÔes. Nesses casos, a doença pode levar à morte em até uma semana.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!