Hospital de Pronto Socorro de Canoas agora tem UTI para crianças

Foram abertos 14 leitos pediĂĄtricos no HPSC

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) inaugurou na Ășltima quarta-feira (22) o atendimento pediĂĄtrico. Foram abertos dois leitos na Sala Vermelha, destinada a pacientes que necessitam de estabilização clĂ­nica, outros dez na UTI pediĂĄtrica e mais dez leitos de internação, equipados em parceria com o Governo do Estado, atravĂ©s da Secretaria da SaĂșde. O atendimento serĂĄ feito por equipes de enfermagem e dois mĂ©dicos pediatras intensivistas por turno.

A abertura da ĂĄrea pediĂĄtrica foi possĂ­vel em poucas semanas aproveitando a estrutura da UTI voltada para o atendimento a vĂ­timas de covid-19, recentemente desativada. “Como sĂŁo estruturas diferentes, foi preciso uma adaptação, com a compra de equipamentos como oxĂ­metro, cabos, balanças, monitores e ventiladores, entre outros, que estĂŁo segundo recebidos entre hoje e amanhã”, explica a diretora assistencial do HPSC, AngĂ©lica Bellinaso.

Ela ressalta que a nova estrutura nasce de uma demanda do Estado, que nos Ășltimos dois meses necessitou de mais de 300 leitos para internação clĂ­nica e em torno de 40 para UTI pediĂĄtrica. “Por isso, esta nova estrutura, que nĂŁo era nossa ideia. SĂŁo leitos regulados pelo Estado, que vĂŁo atender Ă s necessidades de outras unidades”.

“Este Ă© um esforço comum com a Secretaria da SaĂșde, considerando o momento em que estamos vivendo hoje”, disse Suelen Arduin, interventora do HPSC junto com Eleonora Gehlen Walcher. “Criamos uma força-tarefa com o Estado visando nĂŁo deixar crianças desassistidas, focando sempre no cuidado”.

Mais avanços no HPSC

O atendimento pediåtrico é mais um avanço no processo de recuperação do Hospital de Pronto Socorro desde o início da intervenção. No dia 6 de abril, a Justiça determinou liminarmente que o Estado do Rio Grande do Sul assumisse a gestão do hospital pelo prazo de até 120 dias, prorrogåvel se necessårio, até que haja condiçÔes de que a gestão do Hospital seja retomada.

Nos primeiros 60 dias sob intervenção, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) reduziu em 30% o tempo de internação dos pacientes. A nova gestão também propÔe a habilitação dos 10 leitos de UTI adulto para dar conta das necessidades da unidade.

O HPSC obteve ainda junto ao MinistĂ©rio da SaĂșde habilitação para implantação de 20 novos leitos de enfermaria clĂ­nica de retaguarda, condicionando o remanejamento ao repasse de recursos jĂĄ destinados ao Hospital UniversitĂĄrio (HU) de Canoas, para leitos que, no entanto, nĂŁo estĂŁo ativos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!