27.3 C
Canoas
18 de janeiro de 2026

CHINELAGEM EM CANOAS | Traficante é preso fazendo gato na luz

Na sexta-feira (24), policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, coordenados pela Delegada Tatiana Barreira Bastos, deflagraram a 6ª edição Operação Apagão, com apoio Instituto Geral de Perícias (IGP) e de técnicos da RGE.

CHINELAGEM EM CANOAS | Traficante é preso fazendo gato na luz

A ação resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos pela prática de crime de Furto de Energia Qualificado pela Fraude, em Canoas. Conhecido como: gato na luz.

A Operação Apagão é uma operação permanente da região, que visa enfrentar o crime de furto de energia e de cabos e fios.

Durante a operação, foram vistoriados cinco estabelecimentos comerciais com suspeita de ligação clandestina de energia (ligação diretamente no poste, sem medidor de energia elétrica, coloquialmente conhecida por “gato de luz”), com acompanhamento de técnicos da concessionária RGE, sendo que os policiais civis constataram a fraude de desvio de energia elétrica em dois destes locais.

Um dos presos em flagrante já esteve recolhido ao sistema penitenciário e registra extensa ficha de antecedentes policiais por tráfico de drogas.

Segundo a Delegada Tatiana os crimes de furto de energia e de cabos e fios geram graves prejuízos às concessionárias de energia e à sociedade, em razão do tamanho dos estabelecimentos, além de gerar concorrência desleal com outros estabelecimentos comerciais que possuem ligação regular de energia elétrica e adimplem corretamente com suas contas de energia. Ademais, causam grande perda de arrecadação ao Município e ao Estado, uma vez que se tratam de comércios e condomínios que deixam de pagar suas taxas e impostos atrelados ao serviço de energia elétrica.

Os indiciados foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS