Presos do Presídio Central são transferidos para o Complexo Prisional de Canoas

Apenados também foram levados para a Penitenciária de Sapucaia do Sul

Siga a Agência GBC no Instagram

Mais de 550 presos foram transferidos para da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), mais conhecido como Presídio Central, nos últimos dias. Conforme a Agência GBC apurou, mais de 60 foram transferidos para o Complexo Prisional de Canoas. Além desses, também foram levados apenados para a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS).

O motivo da transferência é a realização da construção do novo complexo prisional da CPPA. Nesta terça-feira (28) o governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr., deu início às obras. “Essa casa prisional durante muito tempo foi motivo de vergonha para o Rio Grande do Sul, e o que começamos agora é uma virada de chave e uma transformação dessa realidade”, afirma.

VEJA MAIS:

Com previsão de conclusão em 12 meses, as obras da nova CPPA vão ocorrer em duas etapas. Nos primeiros seis meses, ocorrerá a demolição de quatro módulos, com a construção de novos no local. Na segunda fase, mais três módulos irão passar pelo mesmo processo. Ao fim, a revitalização do espaço vai garantir a qualificação de 1.884 vagas no sistema prisional do RS e solucionar o problema da superpopulação e da violação de direitos humanos, possibilitando o fim de ações contra o Estado. Além disso, a nova estrutura vai garantir mais dignidade para os servidores e as pessoas em cumprimento de pena, além de reforço na fiscalização e enfraquecimento das organizações criminosas, com a utilização de tecnologias como bloqueadores de celular e radares antidrones.

Além de Canoas e Sapucaia do Sul, os presos também foram transferidos para Charqueadas e Montenegro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!