Curso online gratuito para alunos do Ensino MĂ©dio encaminha jovens para vagas de emprego em Canoas

A iniciativa Ă© voltada para jovens de 17 a 22 anos.

A estudante NaiĂ©lle da Silva Machado, de 19 anos, Ă© uma PROANE, nome dado aos estudantes do PROA. Moradora de Canoas, NaiĂ©lle tinha concluĂ­do o Ensino MĂ©dio na Escola Visconde do Rio Branco. Ela jĂĄ tinha tido uma experiĂȘncia profissional no Mc Donald’s, mas estava desempregada atĂ© que sua mĂŁe viu uma matĂ©ria sobre inscriçÔes para o PROA na TV. A jovem nĂŁo sĂł se inscreveu, como foi aprovada e chegou a participar da aula inaugural em abril.

HĂĄ um mĂȘs, NaiĂ©lle conseguiu uma vaga como assistente administrativa na ClĂ­nica de Psicologia M&F, de Canoas. “Mostrei para a pessoa responsĂĄvel o conteĂșdo que jĂĄ tinha aprendido e consegui o emprego. Estou achando perfeito, porque o que vi no PROA, consigo aplicar no meu trabalho diariamente”, conta a jovem.

EstĂŁo abertas as inscriçÔes para a capacitação gratuita do Instituto PROA. A iniciativa Ă© voltada para jovens de 17 a 22 anos, que concluĂ­ram ou estĂŁo cursando o 3Âș ano do Ensino MĂ©dio em escolas pĂșblicas. O curso on-line tem duração de trĂȘs meses e depois os alunos sĂŁo encaminhados para vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras. As inscriçÔes vĂŁo atĂ© o dia 26 de julho no site: https://www.proa.org.br/ e as aulas iniciam no dia 1Âș de agosto.

É a segunda turma do Estado. Na primeira edição, cujas aulas começaram em março, foram mais de mil jovens inscritos e aprovados. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação GaĂșcha do Trabalho e Ação Social; da Secretaria Estadual da Educação; do Instituto Cyrela; e da Fundação Casas Bahia.

Durante trĂȘs meses, os estudantes aprovados no PROA passam por uma formação bĂĄsica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, RaciocĂ­nio LĂłgico e Comunicação. Depois, eles podem optar por seis trilhas com capacitaçÔes mais especĂ­ficas nas ĂĄreas de AnĂĄlise de Dados, Varejo, Administração, LogĂ­stica, Promoção de Marcas e UX Design.

Empregos

Depois do curso, o próprio Instituto PROA faz o encaminhamento para vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras. No Rio Grande do Sul, empresas mantenedoras como Instituto Cyrela e Fundação Casas Bahia, e seus braços empregadores, Cyrela e Via (Casas Bahia), jå estão dentro da parceria.

A CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro, celebra as parcerias: “Estávamos esperançosos em levar essa oportunidade para os jovens e agora, animados para poder conectá-los ao mercado de trabalho”, ressalta.

As empresas interessadas em conceder oportunidades aos jovens podem se inscrever no link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando suas vagas disponĂ­veis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Uma ferramenta contra o desemprego

O PROA pode ser um apoio decisivo na conquista do primeiro emprego. Os dados mais recentes, divulgados pelo IBGE, indicam que 22,8% dos jovens com 18 a 24 anos estavam desempregados no final de 2021. Falta qualificação e domínio de conceitos båsicos que são ensinados no curso.

É a perspectiva de capacitar esses jovens e preparĂĄ-los para o mercado de trabalho que motivou a criação do PROA em 2007, em SĂŁo Paulo, por um grupo de empresĂĄrios. AtĂ© agora, jĂĄ passaram pelo projeto mais de 9.500 jovens, em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro, e 9 em cada 10 conquistaram vagas de emprego apĂłs o curso.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresĂĄrios que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.

O PROA fornece formaçÔes gratuitas para maximizar a chance desse pĂșblico construir um futuro melhor em todo o paĂ­s e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos prĂłximos anos.

InformaçÔes e inscriçÔes estão disponíveis no site: https://www.proa.org.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!