Fiscalização encontra mercado vendendo guisado, presunto e salsicha vencidos

Carnes sem procedência comprovada e com características alteradas, massas de pão mal acondicionadas e alimentos com data de validade vencida estavam no local

Siga a Agência GBC no Instagram

A Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Delegacia do Consumidor realizaram vistorias em dois estabelecimentos comerciais nos bairros Ponta Grossa e Restinga, na Zona Sul. Foram apreendidos 329,8 quilos de alimentos impróprios para consumo humano.

A primeira apreensão ocorreu em uma padaria e confeitaria. A vistoria foi motivada por uma ocorrência policial em que o denunciante relata intoxicação alimentar após consumo de alimento. No local foram encontradas salsichas, presuntos e carne moída com data de validade vencida, caldas doces mal acondicionadas (desprotegidas) e sem identificação. Também não havia kit para higienização de mãos de manipuladores. A operação resultou na apreensão de 66 quilos de alimentos impróprios ao consumo humano.

Uma denúncia ao 156, referente ao comércio de carnes vencidas, estragadas e mau cheiro, levou as equipes a um minimercado na Vila Castelo-Restinga. Carnes sem procedência comprovada e com características alteradas, massas de pão mal acondicionadas e alimentos com data de validade vencida estavam no local. Não havia portas na área de produção da padaria e nem kit para higienização de mãos de manipuladores. Também foram localizados recortes de carne congelada destinados à indústria de alimentação animal, que eram moídos e comercializados como guisado. A equipe apreendeu mais de 263 quilos de alimentos impróprios ao consumo humano.

Os responsáveis pelos dois estabelecimentos foram autuados e orientados para as adequações. Eles têm prazo de 15 dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!