OPORTUNIDADE | Inscrições de curso gratuito que encaminha jovens para vagas de emprego termina nesta terça-feira

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas.

Ainda dá tempo de garantir vaga para uma capacitação gratuita com encaminhamento para o emprego. A plataforma PROA é voltada para jovens gaúchos, de 17 a 22 anos, que já concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. O curso é on-line e tem duração de três meses. No Estado, estão sendo disponibilizadas 500 vagas neste semestre. Depois, os alunos são encaminhados para vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras.

As inscrições se encerram no dia 26 de julho no site: https://www.proa.org.br/ e as aulas iniciam no dia 1º de agosto. A aula inaugural, para os já inscritos e aprovados, será nesta sexta, 22 de julho, e a formatura da primeira turma, no sábado, 23, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social; da Secretaria Estadual da Educação; do Instituto Cyrela; e da Fundação Casas Bahia.

O curso

Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português e matemática. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas são 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos são acompanhados por tutores em videoaulas. Na programação, estão também desafios que promovem a iniciativa e o espírito de equipe.

Aula inaugural e formatura

Quem já estiver inscrito e aprovado poderá participar da aula inaugural, que ocorre nesta sexta-feira, 22 de julho, das 14h às 16h, na Sala Sérgio Napp, na Casa de Cultura Maria Quintana (Rua dos Andradas, 736, no Centro de Porto Alegre). A aula inaugural é presencial, mas todos os conteúdos serão disponibilizados nas aulas on-line, a partir do dia 1º de agosto.

Encaminhamento para o emprego

É a segunda turma do Estado. A primeira tem formatura neste sábado, 23 de julho, das 10h às 22h, também na Casa de Cultura Mario Quintana. Entre os formados, muitos já garantiram a vaga para o primeiro emprego, antes mesmo de concluir o curso. É o caso da jovem Gabriela Verrone, de 18 anos.

Moradora da Restinga, Gabriela vive com a mãe, mas nunca tinha tido uma oportunidade de trabalho. “Com a plataforma, eu aprendi como lidar com as situações em uma empresa e questões administrativas. O PROA mandou uma vaga por email, eu fiz a entrevista e passei”, comemora. A estudante está em treinamento na Agência de Marketing Adtail e já recebendo por isso e, em breve, iniciará as atividades presenciais na parte administrativa da empresa.

A Adtail é uma das parceiras do PROA para oferecer vagas de emprego aos jovens. A apoiadores Cyrela e Via (da Fundação Casas Bahias), que ajudaram a viabilizar o curso no Rio Grande do Sul, também estão com oportunidades abertas para os gaúchos que participaram do PROA. Além delas, empresas como Sabemi Seguros, Leroy Merlin, Centauro e JBS Seara já contrataram estudantes que passaram pela capacitação do PROA.

Empresas interessadas do Rio Grande do Sul também podem se inscrever no link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando suas vagas disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Alini Dal’Magro, CEO do PROA, destaca a importância do apoio do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia para a continuidade do projeto no Estado e dos demais parceiros para levar o projeto para mais jovens e dar oportunidades a eles. “O Rio Grande do Sul tem se destacado empenho dos estudantes e pela rede de apoiadores que vem crescendo a cada mês para construir uma base sólida de formação e empregabilidade”, ressalta Alini.

9 em cada 10 jovens

O PROA representa um apoio decisivo na conquista do primeiro emprego. Os dados mais recentes, divulgados pelo IBGE, indicam que 22,8% dos jovens com 18 a 24 anos estavam desempregados no final de 2021. Falta qualificação e domínio de conceitos básicos que são ensinados no curso.
Até agora, já passaram pelo projeto mais de 10 mil jovens, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e 9 em cada 10 conquistaram vagas de emprego após o curso.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.
O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Informações e inscrições estão disponíveis no site: https://www.proa.org.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!