Prefeitura de Canoas vai instalar mais de 170 novas câmeras

De acordo com a prefeitura, o objetivo é proporcionar mais segurança

Siga a Agência GBC no Instagram

Com o objetivo de proporcionar mais segurança, a Prefeitura de Canoas está implantando novas câmeras de videomonitoramento em diversos pontos estratégicos da cidade. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil já instalou 100 km de cabos de fibra óptica por todo o município, e até 30 de julho cerca de 179 câmeras estarão em pleno funcionamento para começar a transmitir imagens ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Atualmente, a cidade conta com 63 câmeras ativas. Os equipamentos, conhecidos como PTZ, tem como diferencial visão bem ampla e de alta qualidade de cor e imagem. Das novas câmeras adquiridas e que estão sendo instaladas, 41 substituirão as que estão danificadas. Outras 32 serão instaladas em novos locais e mais 24 auxiliarão no cercamento eletrônico do município. Além disso, 19 totens espalhados pela cidade passarão a contar com as câmeras de monitoramento ativas.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Pitta, ressalta que essa tecnologia de monitoramento, via fibra óptica, permite acesso às imagens em tempo real com alta qualidade de transmissão e, também, conta com infravermelho inteligente que ajusta a luminosidade dos leds em ambientes sem nenhuma iluminação. “A presença das câmeras pela cidade coíbe a prática de crimes. Os equipamentos ajudam no dia a dia dos agentes, agilizam o trabalho de inteligência da Guarda Municipal e são usados na identificação de quem comete atos criminosos”, frisou.

O projeto completo prevê que, até o final de agosto, a cidade tenha as 179 câmeras ativas em pontos estratégicos, com um investimento total previsto de R$6.281.600,00, provenientes do Badesul.

O Centro Integrado de Comando e Controle funciona na sede da Secretaria de Segurança Pública. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, realiza a integração das pastas e serviços municipais, gerenciando situações de crise e grandes eventos que impactam diretamente no bom andamento da cidade.

Programa Interação Comunitária Inteligente segue em andamento

Desde abril deste ano, a Guarda Municipal vem realizando a integração de câmeras privadas (direcionadas ao público). A meta é interligar cerca de 100 câmeras. O programa possibilita que pessoas e entidades representativas possam compartilhar imagens de câmeras de videomonitoramento de circuito fechado de televisão (CFTV), particulares ou corporativas, direcionadas ao espaço público. O mesmo permite o envio ou acesso remoto destas imagens diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle.

Interessados podem acessar o formulário na página principal do site da Prefeitura de Canoas (www.canoas.rs.gov.br). Esse cadastro formalizará a adesão ao Termo de Credenciamento com o Município de Canoas, visando à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização do Programa Interação Comunitária Inteligente – PICI.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!