URGENTE CANOAS E NOVA SANTA RITA | Greve de trabalhadores da Transcal e da ViaNova é suspensa

O sindicato concordou em adiar a decisão até a próxima sexta-feira (12).

Siga a Agência GBC no Instagram

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) recuou no indicativo de greve anunciado para esta terça-feira em Canoas e Nova Santa Rita. Usuários das linhas da Transcal em Canoas e da Vianova em Nova Santa Rita poderiam ficar sem ônibus.

De acordo com a entidade, as empresas descumpriram acordo para quitar o salário dos funcionários até o quinto dia de agosto. Na data, foram depositados apenas 60% do valor. O sindicato concordou em adiar a decisão até a próxima sexta-feira (12) após acordo para pagamento do vale-alimentação e do salário em atraso.

Reuniões para solucionar o problema

Nesta segunda-feira (8), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) mediou uma reunião entre o Sindimetropolitano e o Sindicado das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (Setergs). O objetivo das conversas é encontrar uma solução para que os passageiros não fiquem sem transporte.

Nos últimos encontros, o Setergs – entidade que representa as empresas de transporte coletivo – informou que as empresas não conseguem arcar com o valor integral dos salários dos colaboradores no mês de julho e que, por isso, pagou apenas parte do valor. A justificativa é o aumento do diesel, dos insumos e da queda de passageiros.

Quem será afetado?

Além de Canoas e Nova Santa Rita, os usuários da Transcal em Cachoeirinha, Sogil, Soul, Viamão e Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), também serão afetados.