RGE vai instalar chuveiros inteligentes na casa de moradores em Nova Santa Rita

A ação busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia das populações de baixa renda

Siga a Agência GBC no Instagram

A RGE anunciou que irá instalar 550 chuveiros inteligentes para famílias de Nova Santa Rita, atendidos pela distribuidora. A ação, que integra o Programa de Eficiência Energética, conta com investimento de aproximadamente R$ 875 mil e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia das populações de baixa renda, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago na conta de luz.

Conforme o prefeito Rodrigo Battistella, a Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS) auxiliou no levantamento dos beneficiados, através do CadÚnico. “Nesta semana, conforme a concessionária, já começaram as instalações. É uma iniciativa importante, que vai melhorar a qualidade do banho e, junto com isso, uma maior economia às famílias. Em época de recessão, essa medida é fundamental”, destaca.

Conhecidos também como trocadores de calor, os chuveiros inteligentes são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com eletricidade, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O aparelho propicia uma economia média 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente.

No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador, que aproveita o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil.

Segundo a analista de Eficiência Energética da RGE, Julia Madalóz, este investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes. “O chuveiro é um dos equipamentos de maior consumo em uma residência, sendo assim esta ação tem um impacto direto na redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, na redução do valor da sua conta. Assim, a empresa busca conscientizar quanto ao uso de energia, evitando desperdícios”, afirma.

Além da instalação dos trocadores de calor, a RGE também vai distribui lâmpadas LED às famílias, sendo que cada uma receberá até três lâmpadas, podendo fazer a substituição nos principais cômodos da residência.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!