Depois do vendaval, Canoas tem 18 postos de saúde sem luz; emergências do HU e Graças abertas

O comitê de crise divulgou na primeira hora da tarde desta terça-feira, 16, o primeiro balanço dos os prejuízos na área da Saúde em razão do vendaval que atingiu Canoas no início da noite de segunda, 15. De acordo com a prefeitura, alguns serviços sofrem alterações devido à necessidade de reparos em prédios, telhados ou por falta de luz.

Ainda pela manhã, 18 equipamentos de saúde permaneciam sem energia elétrica e, portanto, sem vacinação. Como as vacinas só podem ser conservadas a uma determinada temperatura, não podem ser manuseadas sem a refrigeração adequada – o que também não é possível garantir sem o retorno da luz. Os atendimentos médicos e de enfermagem, porém, seguem com o acolhimento e orientações para casos mais específicos ou de urgência.

A prefeitura informou no final da manhã que que não haverá vacinação na Central de Vacinas e Testagem que fica na Estação Canoas do Trensurb. No Centro de Atendimento à Saúde da Criança (CASC), Centro de Referência do Idoso (CRI) e Centro de Referência em Transtorno do Espectro Altista (Certea), os atendimentos estão mantidos. As UPAS Rio Branco, Boqueirão e Caçapava estão trabalhando com energia de gerador e atendem à população.

A chuva de granizo que veio com o temporal ainda provocou danos ao telhado do Hospital Nossa Senhora das Graças, que também teve vidros e janelas quebrados. Alguns pacientes tiveram que ser remanejados para outras acomodações. O conserto foi providenciado ainda durante a noite e concluído ao longo da madrugada. Os atendimentos de urgência e emergência no hospital, no entanto, foram e estão mantidos.

Já o Hospital Universitário (HU) não teve danos substanciais. Foram suspensas temporariamente as cirurgias eletivas no HU e Graças, bem como a transferência de pacientes vindos do interior.

Locais temporariamente sem luz

Praça América
Caic
Cerne
Central Park
Guajuviras
Fernandes
Mato Grande
Olaria
Santa Isabel
União
Mathias Velho
São Vicente
Santo Operário
Natal
Central de Vacinas e Testagem
Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC)
Centro de Referência do Idoso (CRI)
Farmácia do Caic

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!