A Prefeitura de Canoas ainda contabiliza os estragos deixados pelo temporal que atingiu Canoas na última semana. Os abrigos de ônibus, essenciais principalmente para os dias de chuva, também não ficaram de fora da lista.
Conforme levantamento da Secretaria de Transporte e Mobilidade do município, ao menos 33 abrigos de ônibus foram atingidos. Destes, 22 poderão ser consertados e não oferecem riscos para a população. Mas 11 precisarão ser substituídos para garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo.
O processo de compra acontece com base no decreto de situação de emergência 296/2022 e prevê buscar uma empresa especializada para realizar a remoção dos abrigos de ônibus danificados e a reposição de novos módulos metálicos. Todos devem seguir o modelo já existente na cidade.
“Estes 11 que precisaremos trocar, não tem jeito para conserto. Fizemos uma ronda para avaliar os estragos e verificar de que forma poderíamos minimizar os riscos e os problemas”, explica Lucas Lacerda, secretário adjunto de Transportes e Mobilidade.