Baixa procura leva à prorrogação da vacinação contra pólio: sábado, tem ‘gotinha’ em 9 postos

Há uma semana, menos de 1 em cada 4 crianças aptas à vacina havia tomado a dose que protege contra a famosa e temida paralisia infantil

Os números são muito baixos: até 5 de setembro, apenas 22,33% do público alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite em Canoas havia tomado sua dose da vacina – ou seja, menos de 1 em cada 4. A meta, em todo o país, é 95% de cobertura. Aliás, não só em Canoas: a baixa adesão à campanha assusta em todo o país. Em São Paulo, a maior cidade brasileira, os índices também ficaram abaixo dos 30%. Por isso, o Ministério da Saúde autorizou Estados e municípios a ampliarem o prazo da campanha para oferecer mais opções de data aos pais para garantir a proteção das crianças contra a famosa e temida paralisia infantil – que é como a poliomielite é mais conhecida entre as pessoas.

Em Canoas, a Secretaria da Saúde divulgou nesta sexta-feira, 9, o calendário de vacinação para os próximos dias. O posto de referência para vacinação infantil segue sendo o Santa Isabel, no Centro. Os demais postos vão vacinar em sistema de rodízio, inclusive aos finais de semana. Neste sábado, por exemplo, 9 unidades abrem as portas das 8h às 17h para atender ao público da campanha.

Podem se vacinar crianças maiores de um ano de idade e menores de 5. Em todo o país, estima-se que essa faixa populacional some 14,3 milhões de crianças. De acordo com o censo do IBGE de 2010, Canoas tem cerca de 14 mil crianças nessa faixa etária.

Mesmo quem tem filhos com mais idade pode procurar o posto e conferir junto com as equipes de saúde a carteira de vacinação. A campanha pretende, além de ampliar a cobertura do público alvo, completar o esquema vacinal de todos os brasileiros com idade inferior aos 15 anos. Esse contingente de pessoas é o que apresenta maior defasagem de vacinação, situação provocada especialmente durante o período da pandemia, quando as restrições à circulação obrigaram pais e responsáveis a ficar em casa pelo risco de contágio da Covid-19.

Vale lembrar que, de segunda a sexta-feira, todos os postos de saúde abrem de 8h às 17h e estão aptos a vacinar o público alvo contra a polio. No sábado, as unidades que abrem serão as seguintes:

Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640 – Rio Branco
Guajuviras – Av. Principal, 1991 – Guajuviras
Igara – Guilherme Calmo, 68 – Igara
Mathias Velho – Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Mathias Velho
Mato Grande – Rua República 460 – Mato Grande
Natal – Nossa Senhora da Conceição, 285 – Natal
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Nova Niterói – Quaraí s/n.° – Niterói
Santa Isabel – Frei Orlando, 141 – Centro

A poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico, que é oferecida também pelo sistema público de Saúde dentro do primeiro ano de vida do bebê.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!