Com o objetivo de acelerar o processo de implantação da internet 5G em Canoas, a Prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que trata sobre a implantação da tecnologia na cidade.
O projeto prevê a facilitação do licenciamento de instalação das antenas em espaços públicos, como placas de rua e paradas de ônibus. A medida é necessária pois o avanço desta tecnologia depende de infraestrutura, já que as ondas do 5G são mais curtas e necessitam de mais antenas.
A nível de comparação, a internet 5G é dez vezes mais veloz que a atual 4G, gerando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para os canoenses.
“A tecnologia 5G demanda uma grande infraestrutura em quantidade de antenas, de menor porte, se considerarmos as tecnologias 2G e 4G. Assim, o projeto de lei busca simplificar o processo de licenciamento, dando agilidade e celeridade ao processo, fundamental para disponibilidade e ampla cobertura da tecnologia G”, explica Ângela Amaral, secretária adjunta de captação do Escritório de Projetos (Epro).
Protocolado no dia 30 de agosto, o projeto de lei complementar nº 03/2022 tem previsão de ser votado nesta semana, segundo o secretário de Relações Institucionais de Canoas, Emílio Neto.
Mercados do futuro
Além da internet, a tecnologia vai pôr em prática o conceito de cidades inteligentes e permitir a expansão de novos mercados do futuro, como é o caso da indústria 4.0, a agricultura de precisão e os carros autônomos, que poderão ser integrados por meio da rede, por exemplo.
“A chegada da tecnologia 5G oferece infinitas possibilidades para a nossa cidade. Afinal, a tecnologia é fundamental para a sociedade e pode contribuir muito para a melhoria dos serviços públicos nas mais diferentes áreas. Podemos ampliar, por exemplo, a qualidade do ensino das nossas escolas, avançar na melhoria da rede de saúde, qualificar o nosso transporte público e fomentar a atração de investimentos. Estamos avançando, cada vez mais, como uma cidade moderna e com melhor qualidade de vida”, afirma o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.
Até a presente data, apenas a capital Porto Alegre possui sinal 5G disponível para a população no RS. Conforme cronograma previsto em edital do governo federal, a tecnologia 5G está prevista para cidades de 200 mil habitantes ou mais somente a partir de 30 junho de 2023. Porém, ao se adiantar em atualizar a legislação municipal, Canoas poderá ter prioridade na implantação do 5G.
“Com a aprovação do projeto de lei, Canoas terá um facilitador e um grande diferencial, tendo prioridade na implantação da tecnologia, em virtude da celeridade que será gerada”, completa Ângela.