CANOAS | Sem ruptura, novo estilo: Nedy no comando começa com 'faxinão' na cidade | Agência GBC
23.2 C
Canoas
03 de dezembro de 2022

RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Sem ruptura, novo estilo: Nedy no comando começa com ‘faxinão’ na cidade

Prefeito em exercício segue em exercício: mas, agora, governo começa a ter mais cara de Nedy do que de JJ; o que muda? Estilo - metas não

Com a renovação do afastamento do prefeito Jairo Jorge por mais 180 dias, embora o caso ainda não seja definitivo, a quarta-feira (28), marca um novo momento para a gestão. Nedy de Vargas Marques, o vice no exercício, passa necessariamente a imprimir um estilo mais pessoal ao governo. ‘Estilo próprio’, atentem, não significa golpe ou ruptura com JJ; ao contrário. Eleitos juntos, ao lado dos mesmos aliados e fiadores do mesmo projeto de governo, um será a continuidade do outro – mas do seu jeito.

E o ‘estilo Nedy’ começa com um ‘faxinão’ pela cidade. A primeira meta do prefeito em exercício é limpar todos os cantos de Canoas que ainda sofrem com resquícios do temporal – a microexplosão – de 15 de agosto. O ‘choque de limpeza’ deve mobilizar o maior número possível de caminhões e agentes nas ruas já que, mesmo com regimes de plantão e horas extras, as equipes atuais ainda não deram conta de recolher tudo que ficou acumulado especialmente em praças e áreas baldias.

Era hora.

Ruptura não é inteligente; golpe também não

Já ouvi comentários dando conta de que Nedy poderia aproveitar a renovação do afastamento de JJ para atirar a parceria que venceu a eleição em 2020 pela janela, numa versão atual de um ‘golpe branco’. Reputo que não. Primeiro, porque rupturas políticas dessa natureza raramente são inteligentes; segundo, porque golpes não fazem bem para ninguém.

Quem fala em ‘golpe’ ou ‘ruptura’ a esta altura do campeonato conhece pouco sobre Nedy. Ou fala mais de si do que do prefeito em exercício. Nedy é um parlamentar por excelência; foi vereador e deputado, criminalista famoso pela capacidade de sustentação em casos de júri popular, lugar em que o objetivo é conseguir o que se quer dizendo o que necessário sobre o que se pensa. É mais dado ao diálogo do que a impulsos de Michel Temer, que na primeira brecha deu a derradeira cotovelada na parceira de chapa, Dilma Rousseff, e emprestou apoio a um impeachment sem crime. Não, Nedy não dará o golpe; mas fará um governo seu, a partir desta quarta-feira.

Novos rostos

A informação que o blog tem é a de que haverá mudanças no governo. A primeira delas deve ser a demissão de Daniel Cardozo, chefe de gabinete de JJ. A relação dos dois estremeceu e já não andava bem; o melhor, para ambos, é que Daniel saia. A eleição, no próximo domingo (2), pode indicar o caminho: se Gaúcho da Geral e Luciano Azevedo se elegerem, um deles deve convidar o assessor de Jairo para uma jornada fora da cidade.

As demais mudanças ainda serão construídas ao longo dos próximos dias. Uma reunião do secretariado é esperada para esta semana e uma série de diretrizes vão ser postas à mesa. Secretarias que baixaram o ritmo de entregas serão monitoradas mais de perto e devem ser as primeiras a experimentar as mudanças.

É aí que a fotografia do primeiro escalão ganha mais o ‘estilo Nedy’ do que a mão de Jairo Jorge. Em resumo, o que muda com a rédea na mão de outro ginete é como se conduz o cavalo.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | MP queria JJ preso, mas desembargador disse não: o movimento da Copa...

Blog teve acesso exclusivo ao pedido do MP que levou à busca na casa do prefeito em 23 de novembro e à manifestação prévia ao julgamento do habeas, no STJ

CANOAS | Republicanos indica novo secretário para o Desenvolvimento Econômico

Ex-vereador Marcus Vinícius Quinho assume a pasta que era de César Augusto e estava sob o comando de um interino desde meados de novembro

CANOAS | Por que decreto para uso de máscaras não saiu? O ‘dedo no...

Governo optou por 'orientar' e não 'obrigar' o uso de máscaras, além de abrir 9 unidades de saúde para atender aos finais de semana

CANOAS | Máscara é melhor que Covid e fecha-tudo: na dúvida, o seguro

Aumento de casos impõe proteção pessoal e comunitária contra a Covid-19 - com ou sem decreto

CANOAS | Nedy no PT? Não duvide do pragmatismo de Paulo Pimenta

Especulação da semana coloca Nedy de Vargas Marques no PT de Paulo Pimenta: impossível não é - e o blog explica
error: Conteúdo protegido!