Como serão chamados os pacientes para o mutirão de cirurgias em Canoas?

Para chamar os pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde utilizará os cadastros do sistema da rede de saúde

Siga a Agência GBC no Instagram

A Prefeitura de Canoas anunciou nesta quinta-feira (13) o mutirão de cirurgias para diminuir a fila de espera. Atualmente, 9.700 canoenses aguardam um procedimento. Nessa primeira fase serão chamados 2.534 pacientes.

Para chamar os pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde utilizará os cadastros do sistema da rede de saúde. Sendo assim, é fundamental que as pessoas mantenham seus dados atualizados, principalmente os números de telefone e whatsapp.

A atualização pode ser realizada em qualquer unidade de saúde presencialmente, ou de forma online, pelo sistema Atualiza Aí. Pelo site https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/atualizaaisaude/ o usuário preenche um formulário eletrônico com seus dados e clica em enviar. As informações automaticamente serão transmitidas para um teleatendente do ZAP Saúde Canoas. Um funcionário entrará em contato com o usuário para solicitar fotos de alguns documentos e validar o processo. Somente com a validação documental é que as informações serão atualizadas nos sistemas do Município e do SUS.

Força tarefa

De acordo com o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, o objetivo é acabar com a demanda reprimida que já estava grande quando a atual gestão assumiu em 2021 e ficou ainda mais prejudicada em função da pandemia.

Os procedimentos serão realizados inicialmente no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Serão realizadas até 300 cirurgias ao mês, nos turnos da manhã, tarde e noite, incluindo sábados, domingos e feriados. A logística foi organizada para que uma sala cirúrgica fique disponível exclusivamente para estes procedimentos. Tudo isso, segundo Nedy, sem prejudicar o funcionamento rotineiro do hospital.

Para a força tarefa serão investidos R$ 14,5 milhões. Os recursos, conforme Nedy, são oriundos de emendas parlamentares.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!