Idosa de 71 anos é a primeira paciente do mutirão de cirurgias em Canoas

O primeiro passo da força-tarefa para zerar a fila de espera por cirurgias no município foi dado neste sábado (15). O mutirão de cirurgias, programa anunciado pela Prefeitura de Canoas, teve inicio oficial pela manhã, às 7h, no hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A primeira paciente a ingressar no bloco cirúrgico foi à moradora do bairro Estância Velha, Eva de Lurdes Souza Figueiró, de 71 anos. “Recebi a ligação e fiquei muito surpresa. Eu tenho problema de vesícula e esperava cirurgia desde 2015. Eu estou muito feliz”, disse. Outra canoense contemplada no primeiro dia de mutirão foi Ida Frida Back, 69 anos, que reside no Niterói. “Comecei a me preparar assim que recebi a ligação. Graças a Deus conseguimos a cirurgia. Eu vivia com muita dor”, acrescentou.

Os primeiros procedimentos cirúrgicos promovidos são referentes aos diagnósticos de vesícula ou hérnia. A enfermeira supervisora do bloco cirúrgico da HNSG, Juliane Martinelli, explica o processo que antecede a execução de cada cirurgia. “Todo paciente já esteve, anteriormente, no hospital fazendo exames pré-operatórios e consultas para estar apto à cirurgia. O agendamento liga 24 horas antes para orientar o jejum e demais procedimentos adequados. O paciente chega com o acompanhante faz a triagem, conferimos sinais vitais e depois o trazemos para dentro do bloco”, explica.

Meta do mutirão
O programa da Prefeitura de Canoas estima chamar 2.534 pacientes, de um total de 9.700 que aguardam por procedimentos. Para a ação, serão investidos recursos de até 14,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares. “Estamos levando mais saúde aos canoenses, diminuindo a dor dessas pessoas. E dentro de pouco tempo vamos zerar o nosso passivo de cirurgias”, projeta o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques.

300 cirurgias ao mês
Os procedimentos serão realizados nessa fase 1 no HNSG. A previsão é de um total de 300 cirurgias ao mês, nos turnos da manhã, tarde e noite, incluindo sábados, domingos e feriados, com o objetivo de zerar a demanda. O uso da sala cirúrgica da casa não afeta o funcionamento e demais serviços de saúde.

O secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, comemora o início do mutirão com o bloco cirúrgico ocupado. “Peço a todos que forem contatados pelas equipes da Saúde para que não percam a oportunidade de realizar sua cirurgia, pois o programa não pode parar. As equipes estão prontas, organizadas e engajadas”, afirma.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!