Siga a Agência GBC no Instagram
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Réplica contra um grupo criminoso que rouba carros de luxo na Capital e na Região Metropolitana. Estão sendo cumpridas ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Viamão e em Biguaçu e Palhoça, em Santa Catarina.
A investigação, segundo a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos, começou há um ano quando um criminoso fora preso em posse de uma Honda/HRV roubada na zona sul da Capital gaúcha. Além do veículo, o indivíduo tinha em sua posse uma réplica de arma de fogo que havia sido utilizada para a prática de diversos roubos de veículos em Porto Alegre, em especial camionetas e SUVs de luxo, algumas inclusive blindadas.
Os policiais ainda descobriram que após serem clonados (adulteração dos sinais identificadores – placas, vidros, chassi e motor), eram levados para Santa Catarina, especialmente para a região da Grande Florianópolis, sendo revendidos naquele Estado, às vezes utilizados, inclusive, para o cometimento de delitos patrimoniais mais graves, como roubos a estabelecimentos comerciais, entre outros.
Até o momento a investida contabiliza 12 presos, sendo que 3 deles já estavam recolhidos ao sistema prisional.