Há uma semana do segundo turno das eleições, partidários de Onyx Lorenzoni, candidato a governador pelo PL, e de Eduardo Leite, que concorre ao mesmo cargo pelo PSDB, não perderiam a chance de uma mobilização para ‘mostrar tamanho’ na cidade. Pessoal do Onyx escolheu a Inconfidência para um grande adesivaço que incluiu, é claro, o pedido de voto para reeleição do capitão-presidente, Jair Bolsonaro. A turma de Leite teve, mais uma vez, a rótula da Farroupilha com a Aurora como ponto de encontro.
O curioso na atividade do PL foi o horário que encerrou: 12h59. Nem antes, nem às 13h. Um apoiador de alto grau da campanha contou ao blog que Onyx não costuma marcar nada para as 13h – só não revelou se é superstição ou medo. O costume do candidato acabou adotado por aqui, meio que em tom de brincadeira, meio levado a sério: com Lula ponteando as pesquisas nacionais, a claque local do capitão se divide entre a empolgação pela certeza de que Bolsonaro vencerá de novo por aqui, mas pode não levar por conta dos ‘lá de cima’, como se referem aos nordestinos – hoje, a região que vem garantindo a supremacia petista na eleição nacional.
Presidente do PL em Canoas, Heider Couto informou ao blog que foram colocados mais de 600 adesivos da dupla Onyx/Bolsonaro no sábado pela manhã. Na semana passada, teria sido mesma coisa. Além disso, contabilizou o apoio dos vereadores Juares Hoy (PTB), Duarte (Republicanos), Abmael (Solidariedade) e Gilson Oliveira (Avante), todos bolsonaristas de primeira hora. Eles participaram de uma caminhada pelo centro que desembocou lá na Inconfidência, onde aconteceu o adesivaço. O ex-vereador Quinho, hoje no Republicanos, também participou do ato.
Já pelo lado de Eduardo Leite, a novidade foi a presença do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, na mobilização que também se converteu em adesivaço – só que na Farroupilha, pertinho do ParkShopping. Luiz Carlos Busato, deputado federal eleito pelo União Brasil e coordenador da campanha de Leite por Canoas, e tem adotado o local como ponto de encontro dos ‘leitistas’. Nedy chegou por lá e encontrou Márcio Freitas e Anderson Dorneles, candidatos a deputado pelo Avante, e até gravou um vídeo defendendo voto no tucano como “a melhor opção para o Estado”.
Avante foi um dos primeiros partidos a definir apoio a Leite no segundo turno e estreiou a campanha ‘LuLeite’ por estar ao lado da eleição de Lula no plano federal. Nedy e Busato se encontraram em um almoço há uma semana e combinaram de superar 2020, quando se enfrentaram nas urnas, para dar um sprint na reta final da campanha ao Piratini. Para Busato, o apoio do governante é um importante reforço de rua contrapor o ímpeto conservador representado por Onyx. Com a campanha nacional cada vez mais polarizada e, até agora, indefinida, o receio é que Onyx consiga casar seus votos no Rio Grande do Sul com o eleitorado bolsonarista – lembrando, mais uma vez, que o capitão superou Lula por aqui.
Teremos uma semana quente, de certeza.