RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

ELEIÇÕES 2022 | O sábado de campanha: Onyx até 12h59 e opostos com Leite; 2022 une o que 2022 desuniu

Apoiadores de Onyx/Bolsonaro fizeram adesivaço na Inconfidência no mesmo horário em que partidários de Eduardo Leite recebiam apoio dos lulistas do Avante

Há uma semana do segundo turno das eleições, partidários de Onyx Lorenzoni, candidato a governador pelo PL, e de Eduardo Leite, que concorre ao mesmo cargo pelo PSDB, não perderiam a chance de uma mobilização para ‘mostrar tamanho’ na cidade. Pessoal do Onyx escolheu a Inconfidência para um grande adesivaço que incluiu, é claro, o pedido de voto para reeleição do capitão-presidente, Jair Bolsonaro. A turma de Leite teve, mais uma vez, a rótula da Farroupilha com a Aurora como ponto de encontro.

O curioso na atividade do PL foi o horário que encerrou: 12h59. Nem antes, nem às 13h. Um apoiador de alto grau da campanha contou ao blog que Onyx não costuma marcar nada para as 13h – só não revelou se é superstição ou medo. O costume do candidato acabou adotado por aqui, meio que em tom de brincadeira, meio levado a sério: com Lula ponteando as pesquisas nacionais, a claque local do capitão se divide entre a empolgação pela certeza de que Bolsonaro vencerá de novo por aqui, mas pode não levar por conta dos ‘lá de cima’, como se referem aos nordestinos – hoje, a região que vem garantindo a supremacia petista na eleição nacional.

Presidente do PL em Canoas, Heider Couto informou ao blog que foram colocados mais de 600 adesivos da dupla Onyx/Bolsonaro no sábado pela manhã. Na semana passada, teria sido mesma coisa. Além disso, contabilizou o apoio dos vereadores Juares Hoy (PTB), Duarte (Republicanos), Abmael (Solidariedade) e Gilson Oliveira (Avante), todos bolsonaristas de primeira hora. Eles participaram de uma caminhada pelo centro que desembocou lá na Inconfidência, onde aconteceu o adesivaço. O ex-vereador Quinho, hoje no Republicanos, também participou do ato.

Já pelo lado de Eduardo Leite, a novidade foi a presença do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, na mobilização que também se converteu em adesivaço – só que na Farroupilha, pertinho do ParkShopping. Luiz Carlos Busato, deputado federal eleito pelo União Brasil e coordenador da campanha de Leite por Canoas, e tem adotado o local como ponto de encontro dos ‘leitistas’. Nedy chegou por lá e encontrou Márcio Freitas e Anderson Dorneles, candidatos a deputado pelo Avante, e até gravou um vídeo defendendo voto no tucano como “a melhor opção para o Estado”.

Avante foi um dos primeiros partidos a definir apoio a Leite no segundo turno e estreiou a campanha ‘LuLeite’ por estar ao lado da eleição de Lula no plano federal. Nedy e Busato se encontraram em um almoço há uma semana e combinaram de superar 2020, quando se enfrentaram nas urnas, para dar um sprint na reta final da campanha ao Piratini. Para Busato, o apoio do governante é um importante reforço de rua contrapor o ímpeto conservador representado por Onyx. Com a campanha nacional cada vez mais polarizada e, até agora, indefinida, o receio é que Onyx consiga casar seus votos no Rio Grande do Sul com o eleitorado bolsonarista – lembrando, mais uma vez, que o capitão superou Lula por aqui.

Teremos uma semana quente, de certeza.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!