BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Primeira do Brasil, Pestalozzi Canoas chega aos 96 anos atendendo mais de 300 alunos com deficiência intelectual

Alunos atendidos vão dos 6 aos 47 anos.

Ao som do parabéns Crioulo de Wilson Paim, com bolo e confete colorido, alunos e pais comemoraram os 96 anos da Associação Pestalozzi, nessa quarta-feira (26). A letra da música “reunidos no mesmo afeto, te abraçamos neste dia, e para que siga a festança, repetimos com alegria” traduz muito bem a trajetória da Associação dentro e fora de Canoas.

A organização com jeito e acolhimento de casa foi fundada em 1926. É a primeira no Brasil a trabalhar com a garantia e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual. São mais de 300 alunos atendidos, entre ensino fundamental e aprendizes, na faixa etária de 6 a 47 anos. O prefeito em exercício, Nedy de Vargas, ressalta a igualdade como direito assegurado pela lei. “Somos todos iguais perante a lei, todos temos os mesmos direitos. Por isso, é importante destacar o aniversário desta entidade que acolhe e faz com que os direitos de todos sejam cumpridos”.

O secretário adjunto de Inclusão, Vitor Longaray, destaca a importância do trabalho da instituição em qualificar para diminuir as diferenças. “A inclusão acontece de fato quando nos tornamos e nos enxergamos iguais. As nossas diferenças sempre nos uniram e por isso, é importante celebrar o aniversário de um trabalho realizado para diminui-las através de oficinas, qualificações, apoio e acolhimento”.

As atividades e assistências às crianças, adolescentes, jovens e idosos são focadas em despertar a habilidade e respeitar o momento de cada um. Conforme a presidente da associação, Edna Aparecida Alegro, as políticas públicas de educação além de trabalhar para que cada um dos alunos seja o protagonista da sua própria história, formam aprendizes para o mercado de trabalho.  “Através das políticas públicas de educação, saúde, assistência social, esporte, lazer,  cultura e trabalho, também formamos aprendizes. Em novembro, iniciamos a quinta turma com 20 aprendizes. Nós trabalhamos a autonomia, visando a melhor qualidade de vida não só deles, mas da família e da comunidade em geral”, destaca. 

Para Maricê Baron Medeiros, mãe de aluna da associação, a Pestalozzi é a sua segunda casa, pois a atenção, carinho, amor e dedicação dos professores e monitores com ela e sua filha faz com que ambas se sintam iguais. “Eu faço questão de ir em todos os eventos porque os nossos familiares são os primeiros a nos rejeitar e convidam para poucos eventos quando tu tens um filho especial. A gente tem poucos relacionamentos e amigos, mas aqui na associação, a gente se sente à vontade, acolhida. Todo mundo é igual, não tem diferença”, comenta. 

Edna Alegro destaca ainda que os 96 anos significam o reconhecimento de um trabalho fundamental, que trabalha visando o engrandecimento, a autonomia e melhoria de vida das pessoas com deficiência intelectual. “A pessoa com deficiência intelectual não é incapaz, ela tem capacidades. Nós precisamos ter a empatia de entendê-las, buscar essas habilidades e ajudar a desenvolvê-las”, ressalta. Para Cleiton Maciel Heida, professor da Associação Pestalozzi de Canoas, a casa “é uma referência em inclusão para as outras escolas porque aqui ela acontece de forma completa, os alunos e pais se sentem participantes e acolhidos. Ela serve de exemplo para as outras instituições e comunidade canoense quando se trata de acolhimento

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!