Siga a Agência GBC no Instagram
Além da votação para Governador do Estado e Presidente da República, os 104.314 eleitores de Cachoeirinha também voltam as urnas para escolher um novo prefeito para os próximos dois anos. O pleito acontece após O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o mandato da chapa de Miki Breier (PSB) por acusações de abuso de poder político e econômico.
Três candidatos disputam a preferência do eleitor. São eles: Cristian Wasem (MDB) que é o atual prefeito em exercício, David Almansa (PT) e Rubens Otávio (União Brasil).
Além de Cachoeirinha, mais duas cidades gaúchas também votam para prefeito no próximo domingo (30). São elas: Cerro Grande e Entre Rios do Sul. A eleição suplementar nas duas cidades acontece pelo mesmo motivo: os eleitos em2020 tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.
Na urna, a ordem para o eleitor será a seguinte:
1º o eleitor votará para governador;
2º o eleitor votará para presidente;
3º o eleitor votará para prefeito.
Quem são os candidatos em Cachoeirinha
Cristian Wasem Rosa (MDB)
O atual prefeito em exercício, assumiu o cargo quando era presidente da Câmara Municipal. Ele é advogado, casado, tem dois filhos e está no segundo mandato como vereador. O vice é o Delegado João Paulo Martins (PP). Ambos concorrem pela coligação “Um novo tempo” formada pelos partidos: MDB, PP, PDT, Republicanos e Avante.

David Almansa (PT)
Aos 31 anos, ele é sociólogo e atualmente cursa mestrado em Ciência Política na UFRGS. Almansa foi o vereador mais votado nas eleições de 2020 e presidiu a comissão que tratou do impeachment de Miki Breier. A candidata a vice na chapa é Ester Ramos (PSOL). Ambos representam a coligação: “A esperança vai mudar Cachoeirinha” formada pelos partidos: PT, PCdoB, PV e Federação PSOL-Rede.

Dr. Rubinho (União Brasil)
Essa é a segunda vez que Dr. Rubinho concorre ao cargo. Em 2020, ele foi o segundo candidato mais votado nas eleições para prefeito. A diferença entre ele e Miki Breier foi de apenas 318 votos. Na chapa, ele tem como candidata a vice, a ex-vereadora Jack Ritter (Cidadania). Ambos representam a maior coligação de partidos nesta eleição nas cidades. São eles: União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, PSC, PTB, PL, Podemos, PSC, Patriota e PTB.


