RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

GRANPAL | Diante de Nedy e Battistella, Leite promete ajuda para transporte: ônibus elétrico e obras na 116 com grana gaúcha

Governador eleito participou de encontro com prefeitos metropolitanos e tocou no assunto sensível do transporte coletivo

Primeira reunião da Granpal após a definição das eleições, comandada pelo prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, recebeu o governador eleito do Estado, Eduardo Leite. Em um pronunciamento de pouco mais de 20 minutos, Leite abriu planos para a região metropolitana e tocou em pelo menos duas ‘feridas’ dos prefeitos do Vale dos Sinos: transporte coletivo e a BR-116. Planos, o governador tem. veremos, porém, a ginástica que fará para por dinheiro sobre esses projetos.

Logo na abertura, Battistella voltou ao tema do Assistir. “Nosso temor é que os municípios colapsem em áreas que são primordiais”, disse. Leite garantiu que o assunto será tratado já no período de transição.

Sobre a BR-116, começamos. Leite disse que vai propor ao governo federal tocar a obra de ampliação da rodovia com recursos do Estado em troca da duplicação, pela União, da BR-448. Embora não tenha dito exatamente os trechos que receberia obras, é no curso entre a Scharlau, em São Leopoldo, e a BR-386, já na divisa de Canoas com Esteio, que mais provoca dor-de-cabeça em motoristas e a quem escoa produção por aqui. Há projetos, mas também o temor de que não avancem diante do orçamento da União para 2023, troca de governo e prioridades para ampliação do Bolsa Família/Auxílio Brasil e aumento salário mínimo no ano que vem.

Ônibus elétricos

Leite anunciou em primeira mão que pretende retomar programa iniciado ainda antes da pandemia de qualificação do transporte. “Agora temos uma condição de estabilidade na quantidade de passageiros e é possível redimensionar o sistema”, disse. A ideia é integrar o transporte metropolitano com o municipal, especialmente nos trajetos sobre a cidade de Porto Alegre. O governo do Estado quer evitar a sobreposição de linhas e o acúmulo de veículos fazendo o mesmo percurso – o que diminuiria o tempo das viagens e poderia otimizar os custos.

O governador eleito também informou que há um estudo para que o Estado financie a compra de ônibus novos para o sistema metropolitano e adiantou que a iniciativa pode ser estendida aos municípios, para as linhas locais. E disse, ainda, que este programa prevê a aquisição de ônibus elétricos e movidos a hidrogênio – ambientalmente mais sustentáveis.

Eduardo Leite deve se reunir com os prefeitos da região depois da posse, em janeiro, para adiantar as tratativas sobre o assunto. Daqui até dezembro ele escolhe os novos secretários e os demais integrantes do governo – inclusive o responsável pelo setor de Transporte Metropolitano na estrutura do governo. Hoje, quem ocupa a função é o canoense Francisco Horbe, que dirige a estrutura da antiga Metroplan.

Transparência

Na sequência, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, fez uma apresentação sobre os trabalhos do TCE. “Fiscalizamos 1.192 gestores em todo o Estados e mais de 11 mil processos, todos os anos”, contabilizou. Postal ainda disse aos prefeitos que o tribunal está cada vez mais aberto às parcerias, convidando os prefeitos da região a fazerem visitas aos conselheiros em caso de necessidade.

Logo em seguida, Nedy e Battistella falaram sobre as iniciativas de transparência adotadas nas cidades que comandam. Recentemente, Nedy publicou em Canoas uma ordem de serviço que estabelece uma série de medidas para compras e contratações públicas, conforme o blog contou no post Nedy determina auditoria em todos os contratos da prefeitura; secretaria de Licitação sem cabide, nova JOA e a ética na gestão. Nova Santa Rita, vale lembrar, já foi duas vezes reconhecida pelo TCE por transparência da divulgação de dados públicos pela internet.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!