CANOAS | Prefeitura mapeia mais de 4,4 mil árvores: foco é diagnosticar quais representam risco de queda em casas e ruas | Agência GBC
30.1 C
Canoas
08 de dezembro de 2022

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Prefeitura mapeia mais de 4,4 mil árvores: foco é diagnosticar quais representam risco de queda em casas e ruas

Projeto também prevê a criação de diretrizes de plantio para evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis.

Com o objetivo de analisar e diagnosticar os dados referente à situação das árvores em Canoas, foram apresentadas as informações da primeira etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana. A empresa contratada para realizar o serviço analisou 4.493 árvores, de 179 espécies diferentes no Bairro Marechal Rondon, separando por situação de risco e tipos de manejo necessários.

De acordo com o biólogo Fabio Cavitione, da empresa Ardea, responsável pelo serviço, o objetivo desta primeira fase foi apresentar e apontar, através de mapas, os principais conflitos envolvendo árvores. “Selecionamos os casos que necessitam de intervenções mais urgentes, que representam risco de queda em casas e vias públicas, para que a Prefeitura saiba onde atuar”.

Para o engenheiro agrônomo da SMMA, Fernando Ferrari, o diagnóstico é muito importante para a organização dos serviços que devem ser feitos na região. “Através destes dados, conseguimos identificar os principais conflitos e vamos trabalhar para realizar o manejo correto desses casos”.

Após a conclusão da análise no Bairro Marechal Rondon, os serviços serão iniciados no Centro.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O projeto prevê a criação de diretrizes de plantio, que buscam evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis, para que, desta forma, as intervenções de poda e corte sejam minimizadas no decorrer dos anos. A empresa contratada deverá realizar um diagnóstico completo, com o mapeamento georreferenciado de todas as árvores da cidade e a identificação das intervenções necessárias. Também está previsto o desenvolvimento de um mapa interativo, onde cada vez que for plantada uma árvore a informação será lançada neste mapa.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

DE CANOAS | Alanis precisou de apenas 40 segundos para conquistar a medalha de...

Competição contou com a participação de cerca de 700 atletas, com idades de seis a 15 anos.

CANOAS | Começa obra de ampliação da UBS Olaria: unidade vai dobrar de tamanho...

A nova área, de 190,59m², terá sala de espera, registro de pacientes, espaço de atividades coletivas, sala de utilidades, dentre outros ambientes para melhor atender os usuários.

Canoense de apenas 10 anos é considerada um fenômeno do hipismo e representa a...

A última conquista foi o 1° lugar do Campeonato Mini Mirim no 63° Festival Hípico Noturno.

PARALIMPÍADAS | Alunos de Canoas conquistam 19 medalhas na maior competição para crianças com...

Os atletas foram competir por suas escolas e praticam as atividades e treinos através do Programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto (ACF) em parceria com a Associação Esporte+
error: Conteúdo protegido!