BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Prefeitura mapeia mais de 4,4 mil árvores: foco é diagnosticar quais representam risco de queda em casas e ruas

Projeto também prevê a criação de diretrizes de plantio para evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis.

Com o objetivo de analisar e diagnosticar os dados referente à situação das árvores em Canoas, foram apresentadas as informações da primeira etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana. A empresa contratada para realizar o serviço analisou 4.493 árvores, de 179 espécies diferentes no Bairro Marechal Rondon, separando por situação de risco e tipos de manejo necessários.

De acordo com o biólogo Fabio Cavitione, da empresa Ardea, responsável pelo serviço, o objetivo desta primeira fase foi apresentar e apontar, através de mapas, os principais conflitos envolvendo árvores. “Selecionamos os casos que necessitam de intervenções mais urgentes, que representam risco de queda em casas e vias públicas, para que a Prefeitura saiba onde atuar”.

Para o engenheiro agrônomo da SMMA, Fernando Ferrari, o diagnóstico é muito importante para a organização dos serviços que devem ser feitos na região. “Através destes dados, conseguimos identificar os principais conflitos e vamos trabalhar para realizar o manejo correto desses casos”.

Após a conclusão da análise no Bairro Marechal Rondon, os serviços serão iniciados no Centro.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O projeto prevê a criação de diretrizes de plantio, que buscam evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis, para que, desta forma, as intervenções de poda e corte sejam minimizadas no decorrer dos anos. A empresa contratada deverá realizar um diagnóstico completo, com o mapeamento georreferenciado de todas as árvores da cidade e a identificação das intervenções necessárias. Também está previsto o desenvolvimento de um mapa interativo, onde cada vez que for plantada uma árvore a informação será lançada neste mapa.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal

CANOAS: Ex-governador Ranolfo pode concorrer a prefeito de Canoas

Se confirmada, candidatura deve mudar o tabuleiro eleitoral para outubro

CANOAS: Jurandir Maciel deixa secretaria de saúde; Saiba quem vai assumir a pasta

O político pode ser candidato para as próximas eleições
error: Conteúdo protegido!