Dono de desmanche de carros na Mathias, em Canoas, é preso por vender peças roubadas

Ele é proprietário de três estabelecimentos

Siga a Agência GBC no Instagram

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) desencadeou a 103ª Operação Desmanche, em Canoas, na última quarta-feira (23). A ofensiva combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados.

A fiscalização foi feita em três pontos de um mesmo proprietário. Foram apreendidas 200 toneladas de sucatas automotivas e quatro caminhões, sendo que três deles estavam em busca e apreensão e um com suspeita de adulteração, além de cinco motores de caminhão sem procedência. Houve uma prisão por receptação de motores de caminhão e crime ambiental.

A ofensiva

A Força-Tarefa dos Desmanches é um trabalho coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata. De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, Major Jeferson Eroni, a integração entre os órgãos de segurança e a participação ativa da população são essenciais no combate aos estabelecimentos irregulares. “É importante sempre ressaltar que todos os alvos da Operação Desmanche são municípios que apresentam maiores incidências de furto e roubo de veículos. Através do 181 (Disque Denúncia) recebemos as denúncias e o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança nos repassa esses alvos previamente apurados”, destaca.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. Nesses seis anos, já foram visitados 59 municípios, realizadas 80 prisões,154 desmanches interditados e mais de 7 mil toneladas de sucata apreendidas sem procedência confirmada. As peças apreendidas vão para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!