Inauguraso dia 10 de novembro, o Castramóvel da Prefeitura de Canoas realizou o procedimento em 55 animais da Praia do Paquetá. Nesta semana, são 60 animais agendados para a castração gratuita pela Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea).
“O Castramóvel vai permitir ampliar as castrações em Canoas, especialmente nos lugares mais distantes e com mais casos de vulnerabilidade social. Queremos descentralizar a realização deste procedimento, combatendo o descaso e o abandono”, destacou o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.
O veículo da Sebea tem capacidade para realizar 1.500 procedimentos por ano e conta com sala de antissepsia/paramentação, salas cirúrgica, de pós-cirurgia e recuperação, climatização, sistema de combate à incêndio e segurança, balança digital, macas, entre outros equipamentos.
Castrações gratuitas
De janeiro de 2021 até outubro deste ano, a Prefeitura de Canoas castrou um total de 7.020 animais. A previsão é que, até o final de 2022, mais de 8.000 animais passem pelo procedimento de forma totalmente gratuita.
“Queremos esterilizar o máximo possível de animais, pois o procedimento ajuda também na saúde dos cães e gatos, ao prevenir câncer de testículo, de mama, de útero, de ovários, entre outras doenças. O Castramóvel é mais uma ferramenta que temos para descentralizar esse tipo de atendimento na cidade”, enfatiza a secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba.
Investimento
O investimento total para aquisição do Castramóvel foi de R$ 137.600,00. O Município recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 168.497,00, obtida com o intermédio do Escritório de Projetos (Epro) de Canoas. O valor que sobrou, após a compra do veículo, foi devolvido para os cofres do Tesouro Nacional.