CANOAS | Resgatado após não aguentar peso de carroça, cavalo "Mil Grau" recebe tratamento e vai para adoção nos próximos meses | Agência GBC
31 C
Canoas
30 de janeiro de 2023

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Resgatado após não aguentar peso de carroça, cavalo “Mil Grau” recebe tratamento e vai para adoção nos próximos meses

Alguns cavalos estão disponíveis para adoção através da campanha "Pocotó, Meu Xodó".

A Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebea) resgatou o cavalo caído na Avenida do Nazário, no bairro Olaria. Ele não aguentou o peso da carroça que carregava. Após denúncia da população, a equipe da Sebea, acompanhada da Guarda Municipal, foi até o local.

Após o resgate, o animal foi atendido na sede da secretaria, recebendo alimentação e tratamento. O cavalo permanecerá em reabilitação e quando estiver recuperado, irá para adoção através do programa “Pocotó, Meu Xodó”.

A Brigada Militar também foi chamada por populares e em razão do estado do cavalo, conduziu o carroceiro para prestar depoimento na delegacia. Lembrando que os veículos de tração animal são proibidos em Canoas desde o começo deste mês.

Campanha de adoção de cavalos

A Prefeitura de Canoas também disponibiliza cavalos para adoção, através da campanha “Pocotó, Meu Xodó”. Todos os animais são fruto de resgate, vindos de situações de maus-tratos, abandono ou entregues por carroceiros, a partir da implantação do programa Canoas do Bem. Todos os animais são entregues tratados, vacinados e com microchip de identificação.

Para conferir os cavalos disponíveis e preencher o cadastro de adoção, basta acessar o seguinte site: www.canoas.rs.gov.br/adocaodecavalos/.

Respeito à legislação municipal

A Lei 6.164 de 2018 estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova legislação, que institui o programa Canoas do Bem, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em 28 de outubro de 2021, garantindo benefícios para aqueles que entregarem os animais e as carroças. O condutor de carroças que descumprir a lei será autuado e terá o animal e a carroça apreendidos.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

EXCLUSIVO | Carnaval de Canoas já tem data e local para acontecer; confira os...

O início dos desfiles será a partir das 16h ou das 17h, próximo à esquina da Rua Felipe de Noronha.

CANOAS | Cidade terá desfile de Carnaval esse ano

O investimento será em torno de R$ 328.203,52 entre emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura.

CANOAS | Mais de 9 mil empresas foram abertas na cidade em 2022

Foram abertos cerca de 9 mil empreendimentos em 2022.

Após reforma, MiniZoo de Canoas já tem data para abrir e receber visitantes

O espaço ficou seis meses fechado por conta do forte temporal de agosto de 2022

Prefeitura de Canoas propõe reajuste de quase 8% nos salários dos servidores

O projeto, elaborado pelo Executivo, faz parte de um esforço para valorizar os servidores de todas as categorias, sem distinções
error: Conteúdo protegido!