NOVA SANTA RITA | Prefeito Rodrigo Battistella assina ordem de início da Policlínica 24h, maior obra da história cidade

Em quatro meses, programa Zera Fila vai atender 1.096 pacientes.

Nova Santa Rita terá um espaço moderno, amplo, que abrigará serviços de saúde do município. É a Policlínica 24 horas. Em um grande evento na área em que ela será instalada, no Centro, na manhã da quinta-feira (8), o prefeito Rodrigo Amadeo Battistella assinou a ordem de início do empreendimento. A empresa Porto Beton, que tem sede no município, foi a vencedora do processo licitatório e deverá entregar o serviço em 12 meses. O secretário de Saúde, Clóvis Schmitz; o vice-prefeito Toninho Pfeil, o representante da Câmara de Vereadores, Rodrigo Pedal, assim como o deputado Juvir Costella e da primeira-dama Eliane Stumm participaram da solenidade histórica.

Com investimento que beira os 15 milhões de reais, oriundos dos cofres do Executivo, o prédio será elaborado no modelo pré-moldado, o que agiliza o processo de construção e entrega. Segundo Battistella, esse é o maior investimento em saúde pública da Região Metropolitana de Porto Alegre. “É uma mudança significativa, que dará mais qualidade ao cidadão(ã) de Nova Santa Rita que precisa de atendimento na área da saúde”. A Policlínica terá 3.200m² e será construída em uma área doada pelo Movimento Sem Terra (MST) em 2018 – que ao todo possui oito mil metros quadrados e, atualmente, abriga também a Estratégia da Saúde da Família (ESF) Adão Pretto.

“A ideia da construção do empreendimento nesse local, é a criação de um núcleo de saúde centralizado, pois no entorno temos a Academia de Saúde, a Farmácia Municipal, o almoxarifado geral da pasta, transporte em Saúde Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde”, diz o prefeito. O líder do Executivo pontua que o(a) morador(a) terá maior facilidade de acesso aos serviços disponíveis. “É uma obra grandiosa, que vai proporcionar mais qualidade e agilidade no atendimento de quem mais precisa”. No espaço serão ofertadas mais de 15 especialidades médicas, duas alas de emergência, sendo uma delas pediátrica, área para execução de exames laboratoriais, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e raio-x. A unidade também 10 leitos de estabilização.

“Teremos um salto de qualidade na área da saúde”, afirma Battistella

A Policlínica garantirá uma ampliação na quantidade de médicos especialistas disponíveis para atendimento de média complexidade, atualmente o município oferta cinco, número que deverá chegar a 12. Com toda essa estrutura, será possível atender cerca de 70% da demanda de média especialidade que há em Nova Santa Rita, além da cidade se tornar referência em alguns serviços para região, podendo através de pactuações com o Estado atender municípios do entorno, fortalecendo o SUS. “Com a obra concluída e pronta para nossa comunidade, seremos referência em alguns serviços para a região, podendo, através de pactuações com o Estado, atendermos municípios do nosso entorno, fortalecendo o sistema único de saúde em nossa região”. O prefeito afirma: “Teremos um salto de qualidade na área da saúde, no que diz respeito ao cuidado, assistência e atenção à nossa população”.

Nova Santa Rita: um polo em saúde

Responsável pela gestão da pasta, o secretário Clóvis Schmitz, diz que a Administração pretende tornar a Policlínica em um polo prestador de serviços médicos também para a região. “Colocaremos nossos serviços também à disposição dos municípios vizinhos e, inclusive, para Secretaria de Saúde do Estado, através de convênios e contratos”.

O gestor lembra que Nova Santa Rita já tem um case de sucesso, lançado há quatro meses, o Zera Fila. Um programa que em 17 edições vai atender 1.096 pacientes. “Abrimos a unidade Adão Pretto nos fins de semana e feriados para zerar a fila de diversas especialidades, como a urologia e traumatologia, por exemplo. Temos aqui uma excelente gestão de pessoas e custos”. Schmitz ressalta que, com recursos próprios, o Executivo tem uma base sólida para trabalhar e negociar contratos com prestadores das mais diversas áreas.

Os serviços da Policlínica

Exames de Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Raio-x, Endoscopia e Colonoscopia, e as especialidades médicas de Cardiologista, Endocrinologista, Reumatologista, Oftalmologista, Neurologista adulto e infantil, Ortopedista, Ginecologista, Acupuntura, Pediatra, Urologista, Gastroenterologista. Tudo isso estará disponível à comunidade. O espaço da Policlínica também contará com estacionamento para funcionários com 40 vagas, para usuários, com 30, e uma área administrativa que terá três salas de gestão e mini-auditório com capacidade para 40 pessoas.

“Passaremos a contar com exames de diagnósticos e exames Laboratoriais 24 horas no Pronto Atendimento, possibilitando um melhor diagnóstico dos casos atendidos, além de contar com uma central do Samu fixada no município”, salienta o coordenador da Secretaria de Saúde, Brayan Freitas. Ele relata que no Centro de Especialidades haverá médicos especialistas, que possibilitarão um atendimento de pacientes de média complexidade. “Todos(as) pacientes que não precisam de cirurgia, terão resolutividade dentro do município, sem precisar ser regulado para outras cidades. Teremos também a facilidade de todos serviços de média complexidade no mesmo local”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!