Polícia Civil faz mega operação contra traficantes de Canoas e região que ‘lavam dinheiro’ para comprar carros de luxo | Agência GBC
11 C
Canoas
06 de junho de 2023

Polícia Civil faz mega operação contra traficantes de Canoas e região que ‘lavam dinheiro’ para comprar carros de luxo

Um dos alvos da operação foi pego com quase dois milhões de reais em carros de luxo

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A Polícia Civil deflagrou a Operação Consortium na manhã desta segunda-feira (12). O objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridas ordens judiciais em Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Estancia Velha, Cruz Alta, Gravataí, Charqueadas, Osório, Porto Alegre, Soledade, Passo Fundo, Pelotas e em cidades do Paraná e Santa Catarina. Há mandados de prisão, busca e apreensão, e de bloqueios de bens.

Lavagem de dinheiro

A investigação coordenada pelo delegado Gabriel Borges apontou que o grupo fazia lavagem de dinheiro dos recursos oriundos da venda de drogas na região. Eles usavam laranjas para negociações financeiras e aquisições de patrimônios, como carros de luxo, por exemplo.

Um alvo gaúcho, morador de Santa Catarina, recentemente preso, teve em sua posse aproximadamente 1,8 milhões de reais destes carros, suspeito de ser o mediador com atacadistas, bem como usava técnicas de burla no sistema bancário para pagamentos aos demais alvos.

 A investigação apurou ainda a posse de carros de luxo como Porsches, bem como lanchas, com uso de cadeia de procurações, dissimulando a real propriedade de bens. Um dos líderes ainda ensinava outros comparsas a como “lavar dinheiro”, captados nas interceptações telemáticas.

Consórcio para comprar drogas

O grupo criminoso desarticulado é o responsável pelo maior esquema logístico de distribuição de maconha do Rio Grande do Sul, transportando de 2 a 3 toneladas de maconha por quinzena de países produtores à região metropolitana de Porto Alegre, para depois distribuir aos compradores que adquirem seus percentuais previamente mediante consórcio entre os membros.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!