Esperada há décadas, Rua Curitiba em Canoas é entregue com asfalto novo, praça, ciclovia e academia

O investimento total foi de mais de R$ 22 milhões.

Nesta quinta-feira (22), foi finalizada a obra de asfalto e urbanização da Rua Curitiba. O projeto conta com nova estrutura de pavimentação das ruas e calçadas, passeio público, ciclovia de quase 5 km de extensão, pracinhas e academias ao ar livre. O investimento total foi de mais de R$ 22 milhões.

“É uma grande honra inaugurar esta que é uma das maiores obras de pavimentação da história de Canoas. Tenho certeza que a população fará um grande uso deste espaço, que vai gerar grandes benefícios para a mobilidade urbana e o bem-estar dos canoenses, proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade e desenvolvimento para toda a região”, afirma o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.

Os trabalhos contemplaram um trecho de 5 km, entre a rua São Paulo até a Casa de Bombas nº 6. Iniciada em janeiro deste ano, a obra era uma demanda antiga da comunidade e, agora, foi entregue para a população. O projeto também previu terraplenagem da pista, drenagem e sinalização viária.

Para Marli Terezinha Escobal, moradora da região há mais de 30 anos, a obra já representa grande melhorias para a qualidade de vida. “Agora eu posso caminhar na rua, me exercitar e levar os netos para brincar nas pracinhas. Ficou excelente, essa obra vai ser fantástica para a comunidade, esperávamos por isso há bastante tempo”.

O secretário de Obras, Marco Antonio Oliveira, reforçou a importância da obra e os beneficiou que trará para a região. “Este é um grande sonho antigo de toda a comunidade da Rua Curitiba, por isso sempre tivemos essa visão de tratar essa obra como uma prioridade. Agora temos a alegria de realizar essa importante entrega, com toda uma nova pavimentação, ciclovias, praças e espaços de lazer. Tenho certeza que os moradores vão usufruir muito de todos estes benefícios”.

Ainda serão plantadas gramas do tipo batatais em placas e 12 mudas de árvores em toda a extensão da rua. O plantio será executado após o recesso de final de ano para garantir o cuidado necessário aos vegetais. Ainda será feita a colocação de gradis de proteção em toda a extensão da via, a separando da vala. Os recursos foram obtidos através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).

Espaços de lazer para uso dos canoenses

Além de benefícios para a mobilidade urbana da região e os condutores que transitam por ali, a nova rua será um grande espaço de lazer para os canoenses. Ao longo da área de intervenção foram construídos ambientes de infraestrutura e mobiliário urbano, para uso da população.

Maria Olira, também mora no local há mais de 30 anos, falou sobre os benefícios de conviver no novo espaço. “Estamos aproveitando muito. Agora dá para ficar na rua até mais tarde, tomando um chimarrão e conversando. Ficaram muito boas as praça também, é ótimo para vir fazer alguns exercícios”.

Confira os espaços que poderão ser utilizados:

Quatro academias ao ar livre com bancos, exercitador de pernas triplo, peitoral duplo, prancha lateral, barra alta giratória, simulador de percurso duplo, giro diagonal triplo, barra assimétrica, três pranchas abdominais, três inclinações e três bicicletários.

Playground com bancos, escorregador, gangorra, escada horizontal, balanço de pneu, par de argolas, brinquedo vai e vem, barra, banquinho de balanço, escada vertical, corda com nós, ferro para escorregar (estilo os “bombeiros”, uma casa com cobertura em telhas e cercada por cordas, gangorra pranchas e um carrossel.

Duas áreas de bem-estar e lazer com banco de concreto com assento de madeira, banco com floreira e lixeira em galeria de concreto, dois bancos com encosto e estrutura em aço galvanizado e madeira tratada, carrossel redondo oito lugares, balanço duplo e mesa de concreto.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!