Vila Pedreira, em Esteio, ganha posto de saúde totalmente reformado e ampliado

O novo local já está atendendo a comunidade

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Depois de passar por obras nos últimos cinco meses, a Unidade Básica de Saúde Fátima Gorete Pereira de Oliveira (UBS Pedreira) reabriu as portas para atender à comunidade na manhã desta quinta-feira (22). O “posto de saúde” da mais antiga vila de Esteio passou por processo de revitalização e teve sua área ampliada, num investimento de R$ 214 mil da Prefeitura de Esteio.

O prefeito Leonardo Pascoal, durante a reinauguração, destacou a importância da obra para a comunidade e agradeceu aos envolvidos de diferentes pastas no projeto. “Esse será um novo local de trabalho para servidores e de atendimento para a nossa população. É um gesto com amplo significado, porque a gente precisa, da mesma forma que a gente cobra uma entrega maior e melhor de serviços a gente precisa instrumentalizar e dar condições de trabalho para que servidores possam realizar o seu trabalho com excelência”, disse. O prefeito falou que a reforma e ampliação consolida ainda mais a UBS na Pedreira e ajuda a afastar boatos infundados de que o posto de saúde seria fechado. Pascoal disse também que a entrega era um presente de Natal para a comunidade e aproveitou para anunciar que no próximo ano serão realizadas diversas obras de infraestrutura na vila. “Por falta da Administração Municipal não faltarão esforços para dar mais qualidade de vida para os moradores da Pedreira”, afirmou.

Quem também comemorou foi o titular da SMS. “Particularmente, é uma alegria pra mim poder inaugurar a primeira obra da minha gestão num território pelo qual eu tenho muito carinho. Acho que todos sabem que eu iniciei em Esteio trabalhando na UBS Novo Esteio e fazendo interclasse com a Pedreira, atendendo usuários desse território. Então, me gratifica muito poder estar aqui hoje neste momento”, disse Gilson, que lembrou que foi necessário fazer quatro licitações para poder contratar empresa para realizar as obras.

O secretário também frisou que o nome da UBS faz homenagem a uma profissional dedicada que atuou no local. “Essa unidade tem um significado bem importante no nome que traz, a saudosa Fátima, nossa técnica de enfermagem, que trabalhou aqui muitos anos e que significou muito para essa comunidade. Infelizmente, ela faleceu, mas deixa seu nome gravado aqui na parede da UBS”, disse.

Após o descerramento da placa de reinauguração, Rita apresentou o novo espaço para o prefeito, vice-prefeito, secretário, vereadores e servidores da Administração Municipal que participaram da solenidade.

As melhorias

As obras na UBS envolveram a construção de recepção, depósito, banheiro com acessibilidade e de uma sala de aplicação de vacinas, instalada no local onde, anteriormente, os pacientes aguardavam atendimento.

Foram promovidas, ainda, revitalização da pintura, melhorias nas redes elétrica e hidráulica, restauração de esquadrias, instalação de telhado e troca de pisos e revestimentos. A UBS manteve seus dois consultórios e ambulatório, com a troca das divisórias de madeira por outras de eucatex. A Sanraupp Manutenção e Construções foi contratada pela Prefeitura via licitação para execução do projeto.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!