CANOAS | Equipes fiscalizaram mais de 51 mil residĂȘncias e eliminou mais de 3 mil focos de dengue em 2022

Apenas em dezembro, foram inspecionados 2.752 imĂłveis e eliminados 128 criadouros do mosquito, nĂșmeros bem menores do que o registrado em novembro.

A Prefeitura de Canoas segue atuando diariamente contra o mosquito Aedes Aegypti. Ao longo deste ano, a Secretaria Municipal da SaĂșde (SMS) fiscalizou 51.091 residĂȘncias, eliminando 3.086 focos da doença. Nenhum Ăłbito foi registrado.

Apenas em dezembro, foram inspecionados 2.752 imĂłveis e eliminados 128 criadouros do mosquito, nĂșmeros bem menores do que o registrado em novembro (6.294 imĂłveis fiscalizados e 219 focos eliminados). “A equipe da VigilĂąncia Ambiental vem atuando em toda a cidade, verificando possĂ­veis criadouros e tratando todos os focos encontrados. Pontos estratĂ©gicos sĂŁo fiscalizados constantemente e as denĂșncias dos canoenses de possĂ­veis focos do mosquito sĂŁo apuradas sempre. Dos milhares de imĂłveis que visitamos, menos de 1% deles encontramos o Aedes, o que Ă© muito satisfatĂłrio”, salienta a diretora de VigilĂąncia em SaĂșde de Canoas, Elisiane Amorim.

Segundo ela, a participação da população Ă© fundamental para combater a doença na cidade. “ApĂłs dias de chuva, Ă© importante que se verifique o pĂĄtio das casas para conferir se nĂŁo hĂĄ nenhum acĂșmulo de ĂĄgua ou larvas do mosquito da dengue em recipientes, como garrafas, pneus, entre outros. Com este cuidado da população, o Aedes nĂŁo terĂĄ chances em Canoas”, destaca.

Sobre a doença
O primeiro sintoma da Dengue Ă© a febre alta (maior que 38°C), de inĂ­cio abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias. As altas temperaturas vĂȘm acompanhadas de dor de cabeça, dores no corpo e articulaçÔes, alĂ©m de prostração, fraqueza, dor atrĂĄs dos olhos e manchas vermelhas na pele. TambĂ©m podem acontecer erupçÔes e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contĂ­nua, nĂĄuseas, vĂŽmitos persistentes e sangramento de mucosas.

Todas as faixas etĂĄrias sĂŁo igualmente suscetĂ­veis Ă  dengue. PorĂ©m, idosos e pessoas com doenças crĂŽnicas, como diabetes e hipertensĂŁo arterial, tĂȘm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicaçÔes que podem levar Ă  morte.

DenĂșncias
A população pode denunciar possĂ­veis focos do mosquito, seja em ĂĄreas pĂșblicas ou privadas, por meio do telefone 0800-510-1234. A ligação Ă© gratuita e anĂŽnima.

Onde procurar atendimento
Todas as Unidades de SaĂșde de Canoas atendem, diariamente, os pacientes com sintomas de dengue, de segunda a sexta, das 8h Ă s 17h.

UPA BoqueirĂŁo
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras

UPA Rio Branco
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua CairĂș, 600 – Bairro Rio Branco

UPA Liberty Dick Conter
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho

UPA do Idoso
De segunda a sĂĄbado, das 07h Ă s 19h
Endereço: Rua JosĂ© de Alencar, s/nÂș – Bairro Rio Branco

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!