CANOAS | Equipes fiscalizaram mais de 51 mil residências e eliminou mais de 3 mil focos de dengue em 2022 | Agência GBC
25.5 C
Canoas
05 de fevereiro de 2023

CANOAS | Equipes fiscalizaram mais de 51 mil residências e eliminou mais de 3 mil focos de dengue em 2022

Apenas em dezembro, foram inspecionados 2.752 imóveis e eliminados 128 criadouros do mosquito, números bem menores do que o registrado em novembro.

A Prefeitura de Canoas segue atuando diariamente contra o mosquito Aedes Aegypti. Ao longo deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fiscalizou 51.091 residências, eliminando 3.086 focos da doença. Nenhum óbito foi registrado.

Apenas em dezembro, foram inspecionados 2.752 imóveis e eliminados 128 criadouros do mosquito, números bem menores do que o registrado em novembro (6.294 imóveis fiscalizados e 219 focos eliminados). “A equipe da Vigilância Ambiental vem atuando em toda a cidade, verificando possíveis criadouros e tratando todos os focos encontrados. Pontos estratégicos são fiscalizados constantemente e as denúncias dos canoenses de possíveis focos do mosquito são apuradas sempre. Dos milhares de imóveis que visitamos, menos de 1% deles encontramos o Aedes, o que é muito satisfatório”, salienta a diretora de Vigilância em Saúde de Canoas, Elisiane Amorim.

Segundo ela, a participação da população é fundamental para combater a doença na cidade. “Após dias de chuva, é importante que se verifique o pátio das casas para conferir se não há nenhum acúmulo de água ou larvas do mosquito da dengue em recipientes, como garrafas, pneus, entre outros. Com este cuidado da população, o Aedes não terá chances em Canoas”, destaca.

Sobre a doença
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias. As altas temperaturas vêm acompanhadas de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue. Porém, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Denúncias
A população pode denunciar possíveis focos do mosquito, seja em áreas públicas ou privadas, por meio do telefone 0800-510-1234. A ligação é gratuita e anônima.

Onde procurar atendimento
Todas as Unidades de Saúde de Canoas atendem, diariamente, os pacientes com sintomas de dengue, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

UPA Boqueirão
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras

UPA Rio Branco
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco

UPA Liberty Dick Conter
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho

UPA do Idoso
De segunda a sábado, das 07h às 19h
Endereço: Rua José de Alencar, s/nº – Bairro Rio Branco

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!