No discurso, Lula diz que vai cuidar dos brasileiros

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Ao discursar no parlatĂłrio do PalĂĄcio do Planalto para o povo, o presidente recĂ©m-empossado Luiz InĂĄcio Lula da Silva disse hoje (1Âș) que reassumiu o compromisso de cuidar dos brasileiros. ApĂłs ser empossado no Congresso horas antes, Lula disse que todas a formas de desigualdade serĂŁo combatidas durante o seu terceiro mandato.

“Reassumo o compromisso de cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais necessitam. De acabar outra vez com a fome. Temos um imenso legado, ainda vivo na memĂłria de cada brasileiro e brasileira”, afirmou.

Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos TrĂȘs Poderes, o presidente agradeceu o voto de seus eleitores, mas afirmou que vai governar para todos os brasileiros.

“Vou governar para os 215 milhĂ”es de brasileiros e brasileiras, e nĂŁo apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e nĂŁo pelo retrovisor de um passado”, disse.

Lula se emocionou ao pedir ajuda da população para combater a fome no paĂ­s. Ele citou casos de pessoas que passaram a procurar ossadas em açougues para comer e considerou “inadmissĂ­vel que os 5% mais ricos detenham a mesma fatia de renda que os demais 95%”.

“HĂĄ muito tempo nĂŁo vĂ­amos tamanho abandono e desalento nas ruas. MĂŁes garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. FamĂ­lias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares”, questionou.

O presidente também destacou que seu governo vai combater o racismo.

“NinguĂ©m terĂĄ mais ou menos amparo do Estado, ninguĂ©m serĂĄ obrigado a enfrentar mais obstĂĄculos pela cor de sua pele. Foi para combater a desigualdade e suas sequelas que nĂłs vencemos a eleição. Esta serĂĄ a grande marca do nosso governo”, acrescentou.

Lula falou tambĂ©m sobre economia. O presidente disse que seus governos nunca foram irresponsĂĄveis com dinheiro pĂșblico. O presidente destacou que o Brasil foi reconhecido internacionalmente pelo combate Ă  fome, mas com “total responsabilidade das finanças”.

“Nunca houve nem haverĂĄ gastança alguma. Sempre investimos, e voltaremos a investir, em nosso bem mais precioso: o povo brasileiro”, concluiu.

Antes do discurso no ParlatĂłrio, Lula subiu a rampa do PalĂĄcio do Planalto e recebeu a faixa presidencial de cidadĂŁos que representaram o povo brasileiro.

Fonte: AgĂȘncia Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!