BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Nedy contrata empresa para acabar com a escuridão nas ruas de Canoas

O contrato terá duração de 12 meses

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques assinou na última terça-feira (3), a homologação do processo licitatório e a contratação da empresa que prestará os serviços de manutenção, eficientização, reforma, melhoria e ampliação do parque de iluminação pública de Canoas.

O contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil. A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, ficará encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, através de mão de obra especializada e o fornecimento dos materiais necessários.

Nedy destaca que uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população. “Com a contratação da empresa para cuidar da iluminação pública, vamos solucionar esse grave transtorno que os canoenses vêm sofrendo com lâmpadas queimadas. É bom lembrar que só estamos passando por essa situação porque, antes de eu assumir como prefeito, houve um processo irregular de contratação de uma empresa, sem licitação, que poderia causar prejuízos ao Município. Eu cancelei imediatamente, abri uma investigação e determinei a elaboração de uma licitação. O meu governo sempre será pautado pela honestidade, legalidade, transparência e moralidade!”, completou o prefeito.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet, o serviço é de grande importância para a cidade. “A iluminação pública é um componente essencial para a segurança, além de oferecer melhor conforto para circulação à noite na cidade. Estaremos realizando ações para identificar e mapear, em todas vias do município, os pontos de luz apagados para ser realizado o reparo o mais breve possível”.

PPP de Iluminação Pública

Se encontra em fase de estruturação uma Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública em Canoas. Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública. Com a PPP, são esperadas a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. Também será realizada a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED.

A PPP IP será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços de Iluminação Pública. O Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para a cidade como um legado de tecnologia e inovação aos canoenses.

Entre os resultados previstos, a curto e longo prazo, estão:

– Redução de, pelo menos, 45% do consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública modernizados para LED;

– Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação;

– Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão;

– Diminuição dos níveis de criminalidade;

– Redução do impacto ambiental;

– Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal

CANOAS: Ex-governador Ranolfo pode concorrer a prefeito de Canoas

Se confirmada, candidatura deve mudar o tabuleiro eleitoral para outubro

CANOAS: Jurandir Maciel deixa secretaria de saúde; Saiba quem vai assumir a pasta

O político pode ser candidato para as próximas eleições
error: Conteúdo protegido!