Mais de 100 lâmpadas já foram trocadas em Canoas | Agência GBC
29.9 C
Canoas
29 de janeiro de 2023

Mais de 100 lâmpadas já foram trocadas em Canoas

Previsão da Secretaria de Serviços Urbanos é de atender mais de cinco mil demandas em um mês

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Iluminar a cidade e trazer segurança para a população. Com este objetivo, as equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Canoas para realizar a manutenção e ampliação do parque de iluminação pública da cidade estão saindo todos os dias e atendendo as demandas reprimidas. Entre essa quarta (11) e quinta-feira (12), 114 demandas já foram atendidas, levando luz onde antes prevalecia a escuridão. 

Carla Silva, moradora do bairro Guajuviras, está gostando da nova iluminação na praça do Setor 2. “As lâmpadas de led ficaram ótimas, a praça está muito mais iluminada e segura. Dá para tomar chimarrão e curtir o fim do dia com as crianças em segurança. Até aumentou o número de pessoas aqui na praça neste horário. Prefeitura está de parabéns”, disse.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Garlet, a previsão é de atender mais de 5.000 demandas em um mês de atividades. “Com este novo contrato, vamos poder atender a demanda reprimida e manter a cidade iluminada do jeito que a população pede e merece. Sabemos que isso não apenas vai ajudar no embelezamento do município, mas, principalmente, na segurança”.

O contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil. A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, ficará encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, com mão de obra especializada e o fornecimento dos materiais necessários.

Origem do problema

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, relembra que a demanda reprimida da cidade surgiu após problemas de desvio de conduta por parte de servidores já afastados e que o novo contrato marca um novo capítulo para cidade. “É bom lembrar que só estamos passando por essa situação porque, antes de eu assumir como prefeito, houve um processo irregular de contratação de uma empresa, sem licitação, que poderia causar prejuízos ao Município. Eu cancelei imediatamente, abri uma investigação e determinei a elaboração de uma licitação. O meu governo sempre será pautado pela honestidade, legalidade, transparência e moralidade”.

Dr. Nedy destaca o quanto a iluminação pública é importante e necessária para o crescimento da cidade. “Vamos solucionar esse grave transtorno que os canoenses vêm sofrendo com lâmpadas queimadas. Sabemos que uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população”, garantiu o prefeito.

PPP de Iluminação Pública

Se encontra em fase de estruturação uma Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública em Canoas. Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública. Com a PPP, são esperadas a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. Também será realizada a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED.

A PPP da Iluminação Pública será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços. O Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para a cidade como um legado de tecnologia e inovação aos canoenses.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!