Criminoso Ă© pego furtando empresa em Canoas

O criminoso agia sozinho na hora da tentativa de furto dos fios

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Durante a Operação Amanhecer Seguro desta quarta-feira (25), um homem foi preso por furto de fios de eletricidade na Rua Saldanha da Gama, no Bairro Harmonia, em Canoas. Os agentes da Guarda Municipal da cidade realizavam uma ronda pelo local quando encontraram o criminoso praticando o ilícito.

O homem foi abordado conduzindo uma bicicleta com uma grande quantidade de cabos de cobre, todos oriundos do furto. Foi constatado que os cabos pertenciam Ă  uma empresa da regiĂŁo, sendo avaliado um prejuĂ­zo de mais de R$ 4 mil.

O secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, tenente-coronel Marcelo Pitta, destacou que o furto de cabos de energia elĂ©trica Ă© crime e tem pena prevista de 1 a 4 anos de reclusĂŁo. “Estamos empenhados em coibir esse tipo de crime que prejudica a população. Nosso setor de inteligĂȘncia tem monitorado os principais locais onde esse tipo de ocorrĂȘncia tem acontecido com maior frequĂȘncia. Vale destacar que alĂ©m do furto outro grande problema Ă© a receptação deste tipo de material, que estimula o outro delito”, destacou.

Receptar fios de energia elétrica também é crime e deve ser combatido. As penas para este delito podem variar de 4 a 8 anos de reclusão. Ambos podem e devem ser denunciados para as autoridades através do 153 da Guarda Municipal, ou do 190 da Brigada Militar.

Conforme o comandante da GM, Eder Martini, o flagrante aconteceu durante uma ronda da Operação Amanhecer Seguro, que garante a segurança da população que aguarda o transporte pĂșblico para se deslocar ao trabalho. “A equipe estava no local para a garantir a segurança dos pedestres quando se deparou com o crime acontecendo. Cabe destacar que o furto de cabos de energia elĂ©trica prejudica a população e os serviços da Prefeitura. Nosso patrulhamento Ă© constante e estamos sempre de olho para evitar este tipo de situação”, garantiu.

ApĂłs o flagrante, os suspeito foi conduzido Ă  Delegacia de PolĂ­cia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), onde foi lavrado o auto de prisĂŁo por furto em flagrante. O homem, que nĂŁo foi identificado, jĂĄ tinha 14 passagens pela polĂ­cia, entre trĂĄfico de drogas, porte ilegal de arma e vĂĄrios outros tipos de furto.

Operação Amanhecer Seguro

A Operação Amanhecer Seguro acontece de segunda a såbado, das 5h50 às 6h40 e tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores. Desde janeiro de 2021, foram realizadas mais de 600 operaçÔes.

A iniciativa conta com o auxĂ­lio do relatĂłrio Mapas Semanais, desenvolvido pelo ObservatĂłrio de Segurança PĂșblica. AtravĂ©s destes dados, Ă© possĂ­vel identificar geograficamente as incidĂȘncias, o perfil e as caracterĂ­sticas, para entĂŁo, desenvolver as açÔes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!