Filhote de veado-catingueiro nasce no MiniZoo de Canoas

Diferente dos outros animais, ela nĂŁo foi resgatada ou entregue, mas foi fruto do amor de dois antigos moradores do Zoo, os veados SebastiĂŁo e Sebastiana

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

O Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) estå com um novo morador, uma filhotinha de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira). Diferente dos outros animais, ela não foi resgatada ou entregue, mas foi fruto do amor de dois antigos moradores do Zoo, os veados Sebastião e Sebastiana. Ainda sem nome, o bichinho estå sendo cuidado pela mamãe e papai veados, sob a supervisão da equipe técnica.

A veterinĂĄria Isadora Favreto destaca que o MiniZoo nĂŁo Ă© um local para reprodução, mas o caso dos veados teve outras circunstĂąncias. “Normalmente, Ă© realizada a esterilização da maioria dos animais. PorĂ©m, os veados sĂŁo bastante susceptĂ­veis ao estresse e devido ao risco do procedimento, optamos por esperar que o macho atingisse a maturidade sexual. O temporal ocorrido em agosto impossibilitou a realização de cirurgias no zoolĂłgico. O procedimento jĂĄ estĂĄ agendado para evitar o nascimento de novos filhotes”.

Como nasceu em cativeiro, o bichinho nĂŁo poderĂĄ ser solto na natureza. Ele permanecerĂĄ como parte do plantel de residentes fixos do MiniZoo, recebendo muito amor e carinho da equipe tĂ©cnica e, em breve, dos visitantes. ApĂłs a reabertura do MiniZoo, no dia 1Âș de fevereiro, serĂĄ feito um concurso, junto ao pĂșblico, para a escolha do nome da filhotinha.

Adultos foram vítimas de situaçÔes irregulares

Os dois veados adultos, SebastiĂŁo e Sebastiana, chegaram ao Zoo vindo de situaçÔes ilegais. O macho foi criado em cativeiro irregular em Passo Fundo. ApĂłs algumas complicaçÔes de saĂșde, o animal foi levado para a Universidade Federal de Passo Fundo e, posteriormente, trazido para o MiniZoo.

JĂĄ a fĂȘmea, foi encontrada ĂłrfĂŁ em Pelotas, tambĂ©m sendo encaminhada para o Zoo atravĂ©s da universidade federal local. Ambos chegaram ao MiniZoo ainda filhotes, passando por adaptação antes de ficarem no mesmo recinto.

Sobre a espécie

Apesar de serem muito presentes no Rio Grande do Sul, a espécie consta como vulneråvel na lista de animais ameaçados de extinção no Estado. Os animais acabam sendo vítimas frequentes de atropelamentos e da caça esportiva e ilegal. Muitos filhotes também são encontrados órfãos e criados em cativeiro de forma irregular.

MiniZoo serĂĄ reaberto na prĂłxima semana

ApĂłs quase seis meses fechado por conta do temporal de agosto do ano passado, o ZoolĂłgico Municipal de Canoas (MiniZoo) tem data definida para liberação da visitação do pĂșblico. A reabertura, com a plena garantia de segurança para os visitantes e os animais, acontece no dia 1Âș de fevereiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!