Leite muda chefe da PolĂ­cia Civil e do Corpo de Bombeiros

Leite reuniu a cĂșpula da Segurança para apresentar os novos lĂ­deres da PolĂ­cia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quarta-feira (25/1), na sede da Secretaria da Segurança PĂșblica (SSP), dois novos lĂ­deres de instituiçÔes vinculadas Ă  pasta. O delegado Fernando AntĂŽnio Oliveira SodrĂ© assume como chefe da PolĂ­cia Civil, em substituição ao delegado FĂĄbio Motta Lopes, e o coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues serĂĄ o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), posto atĂ© entĂŁo ocupado pelo coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior.

Leite agradeceu pela dedicação dos profissionais que deixaram os cargos e reforçou a confiança nos nomes anunciados. O governador tambĂ©m destacou a importĂąncia do trabalho das forças de segurança. “A primeira razĂŁo de existir do Estado Ă© a segurança pĂșblica. Temos regras de convivĂȘncia que precisam ser observadas quando nos organizamos em sociedade e, quando essas regras nĂŁo sĂŁo respeitadas, hĂĄ que se estabelecer consequĂȘncia. Temos estruturas estabelecidas para fazer valer as normas da nossa legislação e essa Ă© a importĂąncia daqueles que exercem o poder de polĂ­cia”, disse.

O delegado SodrĂ© agradeceu a confiança do governador. “É uma grande honra e uma grande responsabilidade chefiar a PolĂ­cia Civil do Estado. A investigação criminal Ă© fundamental para combater as organizaçÔes criminosas e para o atendimento Ă  sociedade. Darei tudo de mim para que a segurança pĂșblica do Rio Grande do Sul tenha Ă­ndices de resolução de crimes cada vez melhores”, afirmou.

O coronel Estevam projetou que a sua gestĂŁo Ă  frente do CBMRS deve manter o trabalho de qualificação das estruturas operacionais e dos processos de licenciamento. “Nossa corporação vem em uma crescente modernização, para a qual pretendemos dar continuidade, com ĂȘnfase na operacionalização e na administração e gestĂŁo dos licenciamentos para estimular o ambiente de empreendedorismo no Estado”, disse.

Conforme o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, Sandro Caron, os avanços jĂĄ alcançados na ĂĄrea ao longo dos Ășltimos anos e disse que o objetivo Ă© seguir aperfeiçoando as estruturas. “Vamos rever as estruturas, buscar novas estratĂ©gias e novas tecnologias, mais integração e cada vez mais investimento”, destacou.

TambĂ©m estiveram presentes no anĂșncio a diretora-geral do Instituto-Geral de PerĂ­cias, Marguet Mittmann, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel ClĂĄudio dos Santos Feoli, que permanecem Ă  frente das duas instituiçÔes. Ausente em razĂŁo de uma viagem, o delegado FĂĄbio foi representado no ato pelo subchefe da PolĂ­cia Civil, delegado Vladimir Urach.

Coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues
Novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

Natural de Porto Alegre, tem 47 anos. Ingressou na carreira militar estadual em 1993 na Brigada Militar, quando o Corpo de Bombeiros Militar ainda era vinculado àquela instituição. Em 1996, concluiu o Curso Superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, tornando-se tenente. Em 2001, formou-se no Curso de Especialização em Bombeiro Militar (2001).

Hoje coronel, exercia o cargo de diretor de Ensino do CBMRS, função que assumiu no ano passado, apĂłs passagem como diretor adjunto do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra IncĂȘndio (DSPCI), função que jĂĄ havia exercido entre 2015 e 2019. Entre 2019 e 2021, foi comandante do 1Âș BatalhĂŁo de Bombeiros Militar (1Âș BBM), na capital, unidade na qual jĂĄ havia exercido as funçÔes de chefe da seção de Segurança Contra IncĂȘndio (2012 a 2015), de oficial analista dos Planos de Prevenção Contra IncĂȘndio (2010 a 2011) e de comandante de pelotĂŁo de combate Ă  incĂȘndio e guarda-vidas na Operação VerĂŁo (2002 a 2008).

Estevam Ă© graduado em Engenharia Civil e mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Engenharia de Segurança aos IncĂȘndios pela Universidade de Coimbra e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PontifĂ­cia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e PerĂ­cia de IncĂȘndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Delegado Fernando AntÎnio Sodré de Oliveira
Novo chefe da PolĂ­cia Civil

Natural de SĂŁo Paulo, tem 58 anos. É delegado da PolĂ­cia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Com 24 anos de serviços Ă  instituição, jĂĄ alcançou a 4ÂȘ classe, mais alto nĂ­vel da carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que jĂĄ havia ocupado entre 2011 a 2015.

Entre 2016 e 2019, dirigiu o Departamento de PolĂ­cia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, responsĂĄvel por coordenar 29ÂȘ RegiĂ”es Policiais do Interior, com 470 municĂ­pios na sua circunscrição administrativa e operacional.

SodrĂ© foi titular da 21ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia Regional do Interior em Santiago, de julho de 2015 a outubro de 2016. Entre 1998 e 2010, teve passagens na chefia de delegacias de polĂ­cia e distritos policiais nos municĂ­pios de Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, SĂŁo Luiz Gonzaga e Santo AntĂŽnio das MissĂ”es. Ainda exerceu a função de coordenador de força-tarefa de combate a abigeatos.

É bacharel em CiĂȘncias Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu mestrado em AplicaçÔes Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, cursa o doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UnijuĂ­).

Tem especialização em SupervisĂŁo Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Direito Penal pela UCS e em Segurança PĂșblica pela PontifĂ­cia Universidade CatĂłlica do Rio Grande do Sul.

Professor universitĂĄrio desde 2005 e de cursos preparatĂłrios para concursos desde 2001, atualmente Ă© professor da Universidade Regional Integrada (URI), no Campus Cerro Largo, e da Escola da Magistratura Federal do RS (Esmafe).

Fonte: RS.gov.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!