Após 17 anos, Campeão mundial de levantamento de peso conquista diploma em Canoas

Além da reconhecida carreira esportiva, ele celebrou outra importante conquista: o sonhado diploma no curso bacharelado de Educação Física

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Carlos Arthur da Rosa, de 55 anos, é conhecido pelas vitórias na modalidade de levantamento de peso. Foram 15 títulos mundiais consecutivos disputados em países como Estados Unidos e Rússia, além de dezenas de troféus e medalhas nacionais e estaduais. Ele também é o único brasileiro a ter entrado para o Hall da Fama norte-americano (2015) entre os atletas de halterofilismo. Sua última competição aconteceu em 2019 em Atlanta, nos Estados Unidos.

Além da reconhecida carreira esportiva, ele celebrou outra importante conquista: o sonhado diploma no curso bacharelado de Educação Física da Ulbra Canoas, depois de 17 anos de jornada acadêmica. Para Carlos, a colação de grau marcou o fim de um ciclo de muitos desafios. “Viagens para fora do país, competições nacionais e também a dificuldade de transporte, já que resido na cidade de Gravataí, acabaram fazendo com que eu estendesse a conclusão do curso”, explica.

Atleta do Esporte Universitário da Ulbra desde 2006, ele conta que graças ao contato com a universidade decidiu estudar. “Busquei o esporte da Ulbra para ter um clube para representar nas competições. Tive a oportunidade de treinar na academia do campus e ser monitor do espaço. Assim, decidi ingressar no curso de Educação Física”, recorda. Com o apoio da Instituição e uma bolsa de estudos, o atleta ainda foi o primeiro a montar uma equipe universitária de levantamento de peso, o que trouxe diversos títulos para o esporte da Ulbra que hoje estão expostos no hall do prédio do curso de Educação Física, em Canoas.

Sua trajetória de vida também foi tema de diversas palestras motivacionais na Instituição. “A Ulbra é minha vida. Passei quase metade da minha trajetória na Instituição”, diz ele, destacando dois nomes que o apoiaram nessa caminhada. “Daniel Garlipp, coordenador do curso de Educação Física, e o Diogo Jaeger, coordenador do Complexo Esportivo. Eles nunca me abandonaram”, finaliza. A dedicação de Carlos foi reconhecida durante a cerimônia de formatura com uma homenagem da Ulbra. “Com o seu talento, Carlos Arthur ajudou a levar o nome da Ulbra para o mundo”, destacou a universidade sobre o recordista mundial. 

A história de Carlos ainda é marcada pela abertura de sua própria academia, local onde podia reforçar os seus treinos. O espaço foi montado nos fundos de casa, em uma área onde ficava a lavanderia, a churrasqueira e parte do quintal, e foi construído com o apoio de amigos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!