Feriado é marcado por homenágens à Nossa Senhora dos Navegantes e à Iemanjá

Celebrações religiosas, presenciais, são retomadas, no local, pós-Covid-19

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Igreja Católica, e o Dia de Iemanjá, na Umbanda, são celebrados por fiéis nesta quinta-feira (2), em Canoas. Em um momento de retomada de atividades presenciais nas dependências da Praia do Paquetá, as duas datas religiosas movimentaram devotos neste feriado municipal.

Preparada para receber o público canoense, a Praia do Paquetá teve uma estrutura de 10 metros quadrados de área coberta montada pela Prefeitura de Canoas, e o acesso de veículos limitado à capacidade de vagas do estacionamento. “Essa expressão cultural é fundamental para que a gente possa mostrar a cultura do povo. A Prefeitura está dando a infraestrutura para que essa festa maravilhosa possa acontecer da melhor forma possível”, disse o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Paulo Bogado.

A programação festiva no período da tarde de quinta-feira (2) foi promovida pela Secretaria de Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, em parceria com o Conselho Municipal do Povo de Terreiro (CMPT). Uma das mães de santo mais antigas da cidade, Yalorixá Mãe Alice de Oxum, comandou os rituais em homenagem à Iemanjá.

O secretário adjunto de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago, comemorou o sucesso do evento. “Foi um momento muito esperado por nossa comunidade de povo de terreiro e sem sombra de dúvidas, Iemanjá é um dos orixás mais conhecidos do Panteão Africano. Possibilitar ao nosso povo estar novamente fazendo parte de um evento assim é maravilhoso. Superou nossas expectativas”, avalia.

A integração foi uma das marcas do evento. “Eu sou da Casa da Mãe Tati de Iemanjá e hoje, a gente veio contribuir com essa ação pela diversidade, ao lado de todas as casas de Orixás”, disse a moradora do bairro Mathias Velho, Luana Drover.

Em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que fica na Praia do Paquetá. promoveu uma reflexão de texto bíblico pela manhã. Embarcações foram abençoadas pelo padre responsável pela atividade. Não houve a realização de procissão fluvial ou terrestre por parte dos católicos no município.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!