Mais de 63 mil atendimentos já foram realizados pela UPA do idoso em Canoas

Unidade foi reaberta para a população canoense no dia 7 de dezembro de 2021

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Reaberta em 7 de dezembro de 2021, a UPA do Idoso de Canoas realizou um total de 63.228 consultas e procedimentos. Focada no atendimento para pessoas de 60 anos ou mais, a unidade é a primeira e única do Brasil focada nesse tipo de público.

Localizada no bairro Rio Branco, em frente à Praça Cônego Lotário Steffens, a unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. No espaço, são atendidos pacientes com todos os tipos de casos, desde os leves (como dores de cabeça e diarreia), pacientes com sintomas como dores fortes no peito, crises de hipertensão, entre outros, que antecipam casos mais graves e que colocam em risco a vida dos idosos.

“A UPA do Idoso é um dos nossos orgulhos, atendendo justamente as pessoas que necessitam de atenção e cuidados especiais. Reabrir a UPA, antes transformada em unidade básica de saúde, era um dos nossos principais objetivos em atendimento aos pedidos dos canoenses”, enfatiza o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow.

Inaugurada em 2012, a unidade foi a primeira do país voltada apenas para o público da chamada melhor idade. A partir de 2017, o prédio foi transformado em uma Clínica do Idoso, deixando de realizar atendimentos de urgência e de prestar diversos serviços e exames. “Deixamos de ter exames laboratoriais e atendimentos de urgência e emergência, que hoje voltamos a ter. Aqui, fazemos eletrocardiograma, exames laboratoriais e realizamos atendimentos específicos para este público, como colocação de sondas, entre outros procedimentos. Podemos ver no rosto deles o quanto se sentem prestigiados ao perceberem que é uma unidade dedicada para pessoas da faixa etária deles. É muito gratificante”, explica o gestor da unidade, Luciano de Oliveira.

Sorriso no rosto

Em uma tarde quente de sol, o canoense José Carlos Carvalho, de 78 anos, estava no local. Ao ser perguntado qual atendimento procurava, ele afirmou que não estava ali por ele, mas trazendo um morador em situação de rua que precisava de orientação. “Hoje, não sou eu que preciso de atendimento, mas muito já precisei deste espaço para continuar vivo”, contou.

Ele mora próximo à unidade e foi apelidado carinhosamente de “Sorriso” pela equipe de enfermeiras e médicos do espaço. “A primeira vez que entrei aqui, eu estava de cadeira de rodas. Graças a atenção e ao carinho dessas pessoas, que pra mim são anjos, eu hoje estou aqui, vivo e podendo aproveitar minha família. Só tenho a agradecer”, relata.

Outra paciente satisfeita é Jussara da Costa, de 68 anos. Moradora do bairro Harmonia, ela relata a agilidade no atendimento e a qualidade do serviço. “Cheguei aqui e em menos de 10 minutos já estava sendo atendida. Todo mundo aqui foi muito simpático e atencioso comigo. Não tenho do que reclamar, adorei esse lugar”.

Acesso facilitado

A UPA do Idoso atende os canoenses de todos os bairro com mais de 60 anos. Para quem utiliza o transporte público, o coletivo Circular Hospitais passa em frente à UPA. O trajeto contempla todos os quadrantes do município, disponível durante o horário de funcionamento da unidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!