Alunos do ensino fundamental voltam as aulas em Canoas

Lembrando que o período de matrículas segue até o dia 24 de fevereiro

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Nesta quarta-feira (15), voltaram às aulas para mais de 26 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Canoas. A manhã foi de empolgação e animação da gurizada, para o reencontro com os amigos e colegas e para a volta às salas de aula. Lembrando que o período de matrículas segue até o dia 24 de fevereiro.

“É muito bonito ver esses alunos felizes e empolgados voltando para as escolas. Tivemos um perĂ­odo difĂ­cil de pandemia, com muitas dificuldades. Mas agora, estamos com a expectativa de termos um grande ano letivo, recuperar tudo que ficou para trĂĄs e dar a melhor experiĂȘncia para essa garotada”, destaca a secretĂĄria da Educação, Beth Colombo.

Na EMEF Jacob Longoni, a direção preparou uma recepção especial para a gurizada. Os tradicionais personagens Pateta e Galinha Pintadinha estavam recebendo os alunos e as famílias na entrada. Os professores e diretores distribuíram pirulitos e muito amor e carinho para os estudantes da escola. A escola conta com estrutura de tecnologia, com kits de robótica, sala Google, telas interativas e Chromebooks.

O diretor da EMEF, Marcelo Kauer, comentou sobre as expectativas na escola. “Queremos que este seja um ano letivo especial, depois de todas as dificuldades do período da pandemia, vamos ter um ano completo com a gurizada na escola. Por aqui, estamos preparando muitas novidades e coisas boas, junto com a Secretaria da Educação, para que os alunos aproveitem ao máximo”.

Carine Bernardes, mĂŁe do Nicolas, de 6 anos, comentou sobre a nova etapa do filho na escola. “NĂłs estamos muito felizes, eu e o pai dele, vai ser o primeiro ano dele aqui na escola, estava todo ansioso. É um sentimento diferente, Ă© uma nova etapa na vida dele e nĂłs estamos na torcida, junto com toda a comunidade escolar, para que seja tudo perfeito”.

Educação de Canoas

A educação pĂșblica de Canoas conta com 39 EMEIs, 44 EMEFs, 60 escolas credenciadas e dois Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) para atender as crianças e estudantes do municĂ­pio. Todas as 83 escolas municipais fazem parte do programa Pacto pela Alfabetização. O projeto visa garantir o direito de cada criança Ă  educação bĂĄsica de qualidade. Com uma metodologia baseada em evidĂȘncias, o projeto permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e fazendo as correçÔes necessĂĄrias.

Tecnologia nas escolas

Ao todo, 37 EMEFs de Canoas contém Salas Google. Os locais são equipados com armårios, mesas, cadeiras com rodinhas, iluminação e ar condicionado. Além das salas, a Secretaria da Educação oferece ainda outras oportunidades de contato dos alunos com a tecnologia.
5570 – Chromebooks (EMEFs)
222 – Kits de Robótica Explorador Kids (EMEIs e EMEFs)
44 – Kits de Robótica Ed06 – anos Finais (EMEFs)
300 – Telas Interativas (EMEFs)

Tempo de Cuidar

A rede pĂșblica de ensino de Canoas tambĂ©m conta com o Tempo de Cuidar: programa de prevenção Ă  violĂȘncia escolar e promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes, desde a Educação Infantil atĂ© o Ensino Fundamental. Mais de dois mil estudantes participaram de palestras e rodas de conversa sobre temas como violĂȘncia escolar, bullying e cyberbullying; habilidades socioemocionais; e resolução de conflitos. Recentemente, o Tempo de Cuidar recebeu uma menção honrosa do MinistĂ©rio PĂșblico do Rio Grande do Sul pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o que demonstra as potencialidades da iniciativa para o municĂ­pio.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!